Ciência no Mercado 2018 divulga dia 21 muito do que se faz na Região

 

A divulgação científica é o objectivo do “Ciência no Mercado 2018”, que decorrerá no dia 21, quarta-feira, das 18h00 às 22h00 na Praça do Peixe e que junta diversas entidades da Região dedicadas ao desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI).
Para além de diversas actividades, demonstrações e provas sensoriais, a “Ciência no Mercado 2018” registará a visita oficial do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, pelas 19 horas.

Os temas científicos com que a população poderá contactar neste “Ciência no Mercado” são muitos, nomeadamente o Banco de Germoplasma; o AgroSenseLab da Direcção Regional de Agricultura; a microempresa madeirense UBQ, que promove investigação sobre macroalgas; o Serviço de Psicologia da UMa; as análises fitossanitárias de âmbito agrícola; a Associação de Astrónomos Amadores da Madeira; hidráulica fluvial e marítima, pelo Departamento de Engenharia Civil e Geologia da UMa; a tecnologia e o modo como ajuda a salvar vidas, numa abordagem da Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny; a Estação de Biologia Marinha do Funchal e as águas-vivas; o desenvolvimento sustentável segundo a Agência Regional de Energia e Ambiente (AREAM); o projecto Smile do M-ITI; a plataforma interactiva Poseidon, do mesmo instituto; experiências de electrónica e computação, a química dos produtos regionais, os conhecimentos que temos sobre as baleias e muito mais.