JPP lamenta falta de dados detalhados do GR em matéria de saúde, em dia de audição a Pedro Ramos

O JPP refere numa nota de imprensa que decorreu hoje a audição parlamentar ao secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, no âmbito da Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar aos serviços prestados pelo SESARAM, E.P.E., cuja presença foi requerida pelo grupo parlamentar do Juntos pelo Povo (JPP).

Esta Comissão de Inquérito, que não reunia desde 24 de Julho, teve a oportunidade de requerer informações actualizadas dos serviços prestados, o balanço efectuado e as estratégias e prioridades do actual Governo Regional para colmatar falhas existentes.

Contudo, afirma o JPP, voltou a confirmar-se a inexistência de dados detalhados e, efectivamente, actualizados sobre a prestação de serviços de saúde na RAM, nomeadamente, as listas de espera para consultas de especialidade, para cirurgias e para exames complementares de diagnóstico.

“Esta é uma informação que, para o JPP, é fundamental à prossecução dos objectivos desta  Comissão de Inquérito, nomeadamente, na compreensão da trajectória e eventual evolução na prestação dos serviços de saúde na Região, que será matéria de desenvolvimento ao nível do relatório final a apresentar por esta comissão”, refere um comunicado assinado por Élvio Sousa.

“Destaca-se a confirmação do aumento de utentes inscritos nos centros de saúde sem médico de família e o défice de outras especialidades como anestesiologia e a psiquiatria, além do défice de recursos humanos em geral”.