Semana da Apresentação assinalada na Ribeira Brava

Capela da Apresentação na Ribeira Brava
A capela da Apresentação, na Ribeira Brava.

Sílvio Mendes

De 18 a 25 de novembro vai decorrer a Semana da Apresentação na respetiva capela na freguesia da Ribeira Brava, com novenas e missas às 20 horas.
A festa da Apresentação de Maria será celebrada no domingo 25 de novembro iniciando-se a missa às 15 horas, sendo seguida de procissão.
No sábado dia 24 às 20 horas principiará a missa da véspera desta festa.
O dia da Apresentação de Maria é comemorado a 21 de novembro. Nele se recorda a apresentação de Nossa Senhora aos 3 anos de idade no templo de Jerusalém pelos seus pais Joaquim e Ana.
Segundo as escrituras, os pais de Maria teriam deixado a filha que lhes tinha sido prometida pelos anjos no templo em tenra idade para a criança dedicar a sua vida a Deus.
A criança teria subido 15 degraus sozinha para chegar ao templo e sido alimentada pelos anjos, permanecendo no templo por 12 anos.
O dia da Apresentação da Nossa Senhora Virgem Maria começou a ser celebrado na Constantinopla, sendo uma festa litúrgica comemorada pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa (onde as mulheres chamadas de Maria também festejam o seu nome e onde se batizam as crianças com este nome).