Partiu já rumo ao Iraque o contingente a Força Nacional Destacada do Exército português aprontada no RG3

Decorreu hoje no Aeroporto da Madeira a cerimónia de partida da Força Nacional Destacada para o Iraque, constituída na sua quase totalidade por militares madeirenses, aprontados no Regimento de Guarnição nº 3. Na ocasião marcaram presença altas individualidades civis e militares, entre as quais o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes, e o representante da República, Ireneu Barreto, além do general Carlos Perestrelo, comandante operacional e da Zona Militar da Madeira.

O FN viu-se impedido, devido a uma solicitação ilegal da ANA – Aeroportos de Portugal SA (exigiu-nos fotocópia do cartão de cidadão, o que recusámos) a estar in loco a fazer a cobertura do evento (ver outro artigo hoje na nossa edição). Uma situação que já motivou a nossa queixa em livro de reclamações e à Comissão Nacional de Protecção de Dados. Porém, tal não nos coíbe de, com a amável colaboração dos serviços da presidência do Governo, que nos disponibilizou estas fotografias, tentar realizar a notícia possível.

Na ocasião estiveram presentes também familiares dos militares que hoje partiram rumo ao campo Besmayah, no Iraque, onde permanecerão durante seis meses no cumprimento de uma missão de instrução.