Susana Prada esteve nas Queimadas para divulgar a requalificação do parque florestal

A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, esteve hoje na Casa das Queimadas, no âmbito da requalificação do parque florestal daquela localidade na costa norte da ilha, um investimento que se cifrou na ordem dos 450 mil euros.

Na ocasião, a governante salientou que o objectivo da requalificação deste parque foi o de o dotar de melhores serviços e mais informação. “Foi criado um parque de estacionamento para 50 viaturas ligeiras, nesta primeira fase. Entretanto, estamos já a proceder ao início da segunda fase, quando criaremos mais 50 lugares. A zona onde antigamente se estacionava ficou destinada às carrinhas que transportam os turistas”, disse.

Susana Prada acrescentou que foi ainda concessionada uma cafetaria. Existem ainda casas de banho públicas. A casa principal das Queimadas, com telhado de colmo e datada do século passado, foi transformada em casa-museu, onde é possível ver como muitos madeirenses antigamente viviam. A entrada é gratuita para crianças, e gratuita também para a população em geral aos domingos e feriados.

Hoje foi também aberto o centro de recepção do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, onde se fornece informação sobre a biodiversidade madeirense, o património natural, os percursos pedestres e outros assuntos de interesse. Os turistas podem ainda adquirir merchandising associado à biodiversidade da Madeira, podendo adquirir uma recordação que os remete para as nossas espécies indígenas e endémicas.