Bastonário alerta para radiações dos equipamentos de TAC com cerca de dez anos, Madeira tem um nas Urgências

URGENCIAS HOSPITAL NELIO MENDONCA
As Urgências dispõem de um equipamento de TAC mais antigo, que se enquadra nos alertas do Bastonário da Ordem dos Médicos sobre as radiações.

O Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, cuja 21ª edição decorreu até hoje, em Lisboa, serviu também de alerta para situações que decorrem da realidade em que se encontra o Serviço Nacional de Saúde. O Bastonário, Miguel Guimarães, disse mesmo em entrevista à TSF, que da forma como o SNS está “a saúde pública vai ficar para trás”.

Miguel Guimarães deu o exemplo das TAC – Tomografia Axial Computorizada – considerando haver muitos equipamentos, em todo o País, que “já estão ultrapassados, com mais anos do que deviam ter e para além disso, as mais antigas, com cerca de 10 anos, emitem uma quantidade enorme de radiação que é um efeito lateral para quem faz este exame, ou seja, a radiação que vai apanhar. As TAC modernas são completamente diferentes, praticamente não emitem radiação, o equivalente a um raio X”.

O Bastonário diz, ainda, nesta entrevista à TSF, que “a substituição destes e de outros equipamentos pesados ainda mais importantes é fundamental nos serviços públicos, nomeadamente porque ao fim de uma década começam a ficar ultrapassados e com um tempo de amortização que já justifica substituições que não estão a existir”.

Relativamente a esta questão relacionada com o caráter obsoleto de alguns equipamentos de TAC em Portugal, naquilo que se prende com a Madeira, o SESARAM dispõe de dois equipamentos, um deles no Serviço de Radiologia, de marca Toshiba, relativamente novo, com quatro a cinco anos, além de uma outra máquina, nas Urgências, que tem mais de dez anos e que corresponde, assim, a uma preocupação acrescida por parte dos profissionais que ali trabalham, na medida em que emite excesso de radiações, que hoje não são visíveis em equipamentos novos.

Pedro Freitas, presidente do Conselho Médico da Ordem na Região, comunga das preocupações do Bastonário e refere ao Funchal Notícias ser importante, no caso da Madeira, alertar os responsáveis “para a necessidade de substituir o equipamento que se encontra nas Urgências”, embora reconheça que “já foi feito um trabalho de modernização relativamente ao aparelho que se encontra no Serviço de Radiologia e que corresponde aos padrões exigidos nesse âmbito”.