Nova tecnologia dinamiza ginásios da Câmara do Funchal

Ginasios CMF 1
A Câmara do Funchal entregou certificados aos utentes dos ginásios municipais do Funchal que foram intervenientes no estudo.

Ao longo dos últimos meses, uma equipa de trabalho utilizou jogos virtuais que promovem o exercício físico, obtendo, por via de sensores cinemáticos e fisiológicos, informações capazes de otimizar as práticas físicas dos utentes seniores dos ginásios da Câmara Municipal do Funchal, que segundo a vereadora Madalena Nunes “vão permitir desenvolver aulas mais orientadas e mais adequadas. Os resultados são muito interessantes e uma grande demonstração de como podemos usar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida da comunidade.”

A Câmara apresentou esta manhã, na Sala da Assembleia Municipal, os resultados obtidos no projeto de investigação “Assistência Humana Aumentada” (AHA), procedendo igualmente à entrega de certificados aos utentes dos ginásios municipais do Funchal que foram intervenientes no estudo.

As atividades de investigação em causa foram realizadas ao longo deste ano no Ginásio de Santo António e no Ginásio de São Martinho, enquadradas no projeto de investigação supracitado, que foi desenvolvido por uma equipa de investigadores da UMa e do M-ITI. A Câmara Municipal do Funchal e a Universidade da Madeira assinaram igualmente hoje um protocolo que formaliza colaborações futuras entre as duas instituições.

A Vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro do Envelhecimento Ativo no Funchal, destaca “o caráter inovador deste projeto, através do qual foi possível desenvolver novas soluções tecnológicas, baseadas em realidade virtual e aumentada, para melhorar a oferta dos nossos ginásios municipais.”