Assembleia Municipal de Machico debate data comemorativa do Dia do Concelho

Polícia Florestal apreende camião em Machico.

A Assembleia Municipal de Machico vai promover um debate público, intitulado: “Data comemorativa do Dia do Concelho de           Machico – manter ou alterar?”, no próximo dia 26 de Outubro, sexta-feira, às 20 horas, no Centro Cívico da Freguesia do Caniçal.

A razão prende-se com o facto de que têm surgido, na opinião pública, vozes discordantes da associação do feriado municipal à festa religiosa “do Senhor dos Milagres”, a 9 de Outubro. Os acontecimentos que deram origem à veneração do Senhor do Milagres ocorreram em 1803, enquanto que Machico é “terra primeira”, onde chegaram os descobridores, herdeiro da primeira capitania da Madeira, à beira de comemorar 600 anos. A Assembleia Municipal realça “a necessidade de nos aproximarmos da verdade histórica no que respeita às raízes da fundação do nosso município”.

Como cabe à Assembleia Municipal a fixação do dia do feriado Municipal, realiza-se este debate, no qual participará o historiador Emanuel Gaspar, que abordará o enquadramento histórico destas comemorações.

A ocasião está aberta à participação de todos.