PSD confessa-se “desiludido” com promessas do Governo central relativamente ao novo hospital da Madeira

O deputado social-democrata João Paulo Marques considerou hoje que o Orçamento do Estado para 2019, publicado no início da semana, veio trazer más notícias para a Madeira no que concerne ao novo hospital. Desde 2015 que o Governo Regional definiu como uma das suas prioridades a construção desta infraestrutura, lembrou, “e desde então temos vindo a procurar o compromisso por parte do Governo da República e do primeiro-ministro de que o Estado financiaria essa obra decisiva para os madeirenses”.

No Campo da Barca, junto a um dos cartazes do PSD sobre esta temática, o parlamentar afiançou que a RAM “tem feito o seu trabalho de casa”, na apresentação do novo projecto e no início do processo de expropriações.

Marques recordou também as promessas do primeiro-ministro António Costa em deslocações à Madeira, quando “disse que pagaria 50% da construção do novo hospital e do equipamento desse obra de saúde”.

“Ora”, lamentou, “com a publicação do Orçamento do Estado, a esperança de termos o apoio da República rapidamente passou a desilusão”.

O deputado refere que “o prometido apoio de 50%, agora, pelos vistos, é apenas 13% e, ainda mais grave, assiste-se a um “recuo inaceitável do primeiro-ministro” e à “falta de palavra” do mesmo para com os madeirenses.

Considera, por isso, que este Orçamento do Estado para 2019, não só é uma “desilusão” como representa “uma oportunidade perdida” para a Madeira, para os madeirenses e para o futuro do novos hospital.

O deputado sublinha que, “se for necessário avançar, a Região avançará, porque primeiro estão os madeirenses e depois estão os interesses partidários”, esperando que o primeiro-ministro “tenha a mesma opinião”.

“Da parte do PSD será apresentada uma proposta que clarifique, de uma vez por todas, qual é o papel que o Estado quer assumir no novo hospital da Madeira”, ressalvou, garantindo que os interesses dos madeirenses está “acima de qualquer luta partidária”.