Costa faz grande remodelação no Governo, Saúde e Economia entre as mudanças

costa
António Costa faz uma renovação completa do Governo.

Que o ministro da Defesa pediu a demissão em consequência do furto de Tancos e que António Costa tinha concordado com esse afastamento, já se sabia. O que não se sabia é que o primeiro ministro ia aproveitar para fazer uma remodelação do Governo, como consta da página do Presidente da República.

Uma área sensível, tal como a Defesa, é a Saúde, onde Adalberto Campos Fernandes tem enfrentado vários problemas no setor, com manifestações e insuficiências nos hospitais.

A nota da presidência refere que Marcelo “aceitou hoje as propostas do Primeiro-Ministro de exoneração dos atuais Ministros da Cultura, da Saúde e da Economia, a seu pedido, e dos Ministros Adjunto e do Ambiente, bem como concordou com aguintes propostas de nomeação:

– Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Gramaxo de Carvalho Siza Vieira;

– Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho;

– Ministra da Cultura, Graça Maria da Fonseca Caetano Gonçalves;

– Ministra da Saúde, Marta Alexandra Fartura Braga Temido de Almeida Simões;

– Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Soeiro de Matos Fernandes.

As posses terão lugar amanhã, segunda-feira, 15 de outubro, pelas 12h00, no Palácio de Belém.

Aponta a presidência que “cessam igualmente funções os Secretários de Estado com a exoneração do respetivo Ministro. A posse dos correspondentes Secretários de Estado, que serão entretanto nomeados, terá lugar quarta-feira, 17 de outubro, pelas 11h00, no Palácio de Belém”.