Reunião na Proteção Civil avalia furacão “Leslie” com Pedro Ramos presente

Proteção Civil helicoptero
Decorre na Proteção Civil o quarto “briefing” de avaliação de prtoximade do furacão “Leslie”

O secretário regional da Saúde, que tutela o Serviço Regional de Proteção Civil, está presente numa reunião que decorre, neste momento, na sede do SRPC, envolvendo ainda o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, tendo em conta avaliar a evolução relacionada com a aproximiação do furacão “Leslie” sobre a Madeira e que já motivou vários “briefings” com o objetivo da prevenção.

Pedro Ramos diz que a Proteção Civil Regional, bem como todas as entidades de segurança, têm vindo a desenvolver vários “briefings” e a estudar os modelos europeu e americano, no sentido de avaliar as probabilidades do furacão “Leslie” passar pela Madeira ou mesmo próximo da Região.

O governante participa, assim, no quarto “briefing” realizado neste contexto, sublinhando que em nenhuma das reuniões anteriores, essa possibilidade do furacão passar aumentou para 50 por cento. Diz, no entanto, que foram iniciados contactos, envolvendo Proteção Civil, Instituto de Conservação da Natureza, corporações de bombeiros, secretaria regional da Educação, secretaria regional dos Equipamentos e Infraestruturas, as Forças Armadas, Autoridade Marítima e todas as forças de segurança, tendo em conta a necessidade de estabelecer uma prevenção alargada.

Em conformidade com os resultados da avaliação que as entidades venham a fazer sobre este assunto, poderá ocorrer amanhã, sábado, uma conferência de imprensa para dar conta dos desenvolvimentos resultantes do “percurso” do furacão “Leslie”.