Passagem do “Leslie” pela Madeira está entre 70 e 90%, revela a Proteção Civil Municipal de Santa Cruz

Santa Cruz recomendações Leslie
O presidente da Câmara de Santa Cruz reuniu-se hoje com o Serviço Municipal de Proteção Civil, avançando com as probabilidades entre 70 a 90% do furacão “Leslie” atingir a Região.

São números que ainda não tinham sido avançados, em virtude das cautelas que o IPMA tem vindo a evidenciar relativamente às informações que vem passando para a opinião pública, com o intuito claro de evitar alarmismos. Há pouco, uma nota da Câmara Municipal de Santa Cruz, dá conta que, neste momento, “as probabilidades do furacão Leslie atingir a Madeira situam-se, neste momento, entre os 70% e os 90%.”, apontando para as 21 horas uma nova avaliação do Serviço Municipal de Proteção Civil.

A mesma nota aponta que “o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz esteve reunido, há pouco, com o Serviço Municipal de Proteção Civil para delinear as primeiras medidas no sentido de fazer face à passagem do furacão Leslie pela Região Autónoma da Madeira.

Segundo o comunicado da Autarquia, “estão a ser avaliadas algumas medidas de precaução, que podem passar pelo enceramento das promenades do Caniço e Santa Cruz, bem como pelo condicionamento de algumas estradas”, pelo que recomdna que se evite, na medida do possível, passar pelas seguintes estradas:

SANTA CRUZ

Pomar Batista, Estrada dos Moinhos, Caminho do Lombo dos Moinhos e Caminho do Poiso

SANTO DA SERRA

Madre de Água, Caminho do Pereira, Rua Mary Jane Wilson eCaminho Ribeiro João Gonçalves

CAMACHA

Ribeiro Serrão, Caminho dos Casais de Além, Salgados e Ribeirinho de Baixo

CANIÇO

Estrada do Serralhal, Caminho do Palheiro Ferreiro, Estrada Engenheiro Abel de Freitas (Entre o novo cemitério e a Estrada do Serralhal) eEstrada das Fontes

GAULA

Caminho da Achada da Rocha e Caminho da Faia

A Câmara Municipal de Santa Cruz informa, ainda, que terá equipas da Salubridade e Obras Públicas em Prevenção e que as Juntas de freguesia estarão também em alerta. Em caso de necessidade, a população pode ligar para o número geral 112, ou para o 291 520 112.

Ainda com o caráter provisório em termos de previsões, a Câmara decidiu indicar as seguintes recomendações:

 

Agitação Marítima

  • Atendendo à forte ondulação, é de evitar circular nas zonas costeiras (falésias, escarpas, vias marginais, passeios marítimos, praias).

  • Nas zonas em risco de erosão costeira, a população deverá tomar atenção à eventual afectação de edifícios (habitações, estabelecimentos comerciais, apoios de praia, etc.), localizados junto à costa ou próximo de praias.

Vento Forte

  • Feche portas e janelas e retire os objectos soltos que se encontrem nas varandas e peitorais das janelas.

  • Sempre que possível, evite as viagens para as zonas afectadas por este tipo de situação meteorológica.

  • Não circule por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas.

  • Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.

  • Os riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras pelo que se aconselha cuidados especiais nas atividades durante o período em que vigora o aviso.

Chuva Forte

  • Esteja atento aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se informado do evoluir da situação.

  • Em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte os Bombeiros locais e/ou o Serviço Municipal de Proteção Civil do seu concelho.

  • Ao conduzir nestas condições, reduza a velocidade, conduzindo com precaução devido a possíveis congestionamentos de tráfego. Tenha atenção aos lençóis de água que podem formar-se, não conduza ou estacione em zonas propícias a inundações.

  • Tenha em atenção a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a limpeza de inertes que possam ser arrastados.

  • Tenha em atenção que as estradas podem estar cortadas ou condicionadas

ao trânsito.