“Liceu” e Universidade Aberta promovem Encontro sobre Inovação e Liderança Educacional

A Escola Secundária Jaime Moniz organiza, em colaboração com a Universidade Aberta (UAb)) um Encontro subordinado ao tema “Inovação e Liderança Educacional”, no dia 19 de outubro de 2018, aberto à participação da comunidade interessada.

A sessão de abertura está agendada para as 09h30 do dia 19, nas instalações da ESJM, e contará com as presenças do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, do diretor do Departamento de Educação e Ensino à Distância – UAb, António Teixeira, do presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, e do presidente do Conselho Executivo da ESJM, Ana Isabel de Freitas.

Pelas 10h30, terá lugar uma conferência centrada no tema “Liderança, Educação Aberta e em Rede”, cujos oradores serão Cláudia Neves e Isolina Oliveira, (LE@D; DEED-UAb).

Está igualmente agendada, pelas 11h45, uma Mesa Redonda com o objetivo de debater os “Desafios da Liderança Educacional na RAM- resultados de estudo”, a cargo de Ana Isabel Freitas e Henriqueta Costa.

Após o almoço, pelas 14h30, Nuno Fraga, da UMa, abordará “(Contra)Tempos da Liderança Educacional na narrativa da inovação das escolas”. Segue-se uma Mesa Redonda sobre “Situar a Inovação nas Escolas”.

O evento tem ainda programada a realização de Workshops. Os interessados deverão inscrever-se até ao dia 16 de outubro, na Plataforma Interagir, sendo que esta ação aguarda validação da DRE.

É ainda de salientar que o Encontro é organizado pela ESJM, em parceria com o Laboratório de Educação à Distância e eLearning, Departamento de Educação e Ensino à Distância-UAb.

Os organizadores pretendem dar a conhecer algumas práticas inovadoras sobre a administração e gestão escolar e sobre a supervisão pedagógica, bem como analisar resultados de estudos desenvolvidos sobre a inovação e liderança, bem como a partilha de experiências desenvolvidas nas escolas da RAM.