PS-M reuniu-se com delegação da Ordem dos Psicólogos e defende plano de prevenção da saúde mental

O PS-Madeira reuniu-se hoje com a delegação madeirense da Ordem dos Psicólogos, uma visita que se realizou no âmbito do projecto “A Madeira que queremos”.  O encontro contou com a direcção do partido, o grupo parlamentar e o candidato às eleições regionais de 2019, Paulo Cafôfo.

A deputada Mafalda Gonçalves foi a porta-voz da iniciativa. Na oportunidade, referiu que para “o PS-Madeira a prevenção e a promoção da Saúde mental dos madeirenses e porto-santenses são uma prioridade. Nesse sentido, solicitamos esta reunião com a Ordem dos Psicólogos para aferirmos que medidas poderiam ser tomadas, juntamente, para promover a Saúde mental na região”.

A socialista referiu que esta questão afecta muitos madeirenses e porto-santenses, quer a nível individual, quer a nível social e mesmo económico, e considerou que os psicólogos fazem “um trabalho notável”.

Mafalda Gonçalves constatou também que «a região até possui infraestruturas», mas sublinhou que faltam profissionais, bem como uma estratégia que ligue todas as estruturas. Referiu a propósito que o PS-Madeira defende, por sua vez, um Plano Integrado de Intervenção para a Prevenção e Promoção da Saúde Mental.

O Plano visa “abranger diversas áreas, não só a Saúde, mas também a Educação, assim como a própria comunidade e mesmo os locais de trabalho. Um plano que tenha uma estratégia clara e definida, que faça uma aposta clara, não apenas no cuidado e tratamento quando os problemas já surgiram, colocando a tónica na prevenção que, claramente, tem sido descurada, uma vez que não existe um Plano Regional que consiga integrar todas estas valências, ligando todos os sectores”, sustentou.