Encontro de Poesia começa amanhã no Porto Santo

Realiza-se no Porto Santo acolhe, a partir de amanhã o II Encontro Internacional de Poesia, um evento que, organizado pela CRIAMAR em parceria com a Secretaria Regional do Turismo e Cultura (Direcção Regional da Cultura), surge integrado nas Comemorações alusivas aos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas, e que visa “valorizar a criação poética e a poesia como uma das mais importantes e seminais experiências da cultura, na actualidade”
A SRTC explica que o Encontro – que surge na sequência da experiência iniciada em 2017 nos Açores e que se deseja, num futuro próximo, estender às Ilhas Canárias, a Cabo Verde e a São Tomé e Príncipe – incide no lugar da Poesia no Mundo e propõe dois olhares em particular: um, sobre a necessidade de um Humanismo para o Século XXI e, outro, sobre o lugar que a Literatura e a Poesia ocupam na chamada Economia da Cultura, numa organização que a directora regional da Cultura, Teresa Brazão, considera “oportuna e fundamental”, nos dias de hoje.
«Numa sociedade que se constata materialista e que dá por vezes mais importância aos valores económicos do que ao pensamento humano, torna-se essencial que o Governo Regional e, por consequência, os gestores públicos, apoiem, promovam e divulguem o pensamento dos artistas e dos poetas, dando voz a esta vozes que podem e devem assumir-se como um importante contributo na construção do futuro», diz Teresa Brazão.
A directora regional da Cultura salienta, a propósito, o trabalho desenvolvido na sensibilização para os hábitos de leitura, com o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira a registar, só nos primeiros seis meses deste ano, cerca de 16 mil utilizadores nas salas de leitura, num crescimento de 9,54% face ao período homologo de 2017.  Por outro lado, destaca o Serviço de Publicações da DRC e o apoio que tem dado aos autores.
No Encontro, a decorrer até sexta-feira, dia 12 , participam poetas de língua portuguesa, castelhana e italiana. Do evento resultará um Livro de Actas, a ser editado pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura /Direcção Regional da Cultura, à semelhança do que acontecia nos antigos encontros de ‘Poesia em Porto Santo’ e bem assim conforme se fez com o I Encontro Internacional de Poesia de Ponta Delgada, cujo livro de Actas será precisamente apresentado nesta ocasião, cuja edição é da Câmara Municipal de Ponta Delgada – “Cidade dos Poetas”.
Amanhã, o programa inicia-se pelas 15 horas, com uma mensagem de boas-vindas de João Carlos Abreu, após o que se seguirá uma alocução de um representante da Câmara Municipal do Porto Santo.
16H15 – 19h45
Entre as 16h15 e as 19h45, realiza-se uma mesa redonda tendo como temática “A Poesia no Mundo: para uma nova globalização”, e subititulada “Para um Humanismo do Século XXI. O moderador será José Andrade.
Participam os poetas Aquiles Garcia Brito (Espanha); Ângela de Almeida (Portugal); António Crespo Massieu (Espanha); Milo de Angelis (Itália); Elionora Marino Duarte (Portugal); Guiseppi Conte (Itália); Orquídea Abreu (Portugal); Urbano Bettencourt (Portugal); Luis Filipe Sarmento (Portugal); Lúcia Rosa Gonzalez (Espanha) e Irene Lucília Andrade (Portugal).
Às 20h00 será inaugurada uma exposição de pintura na sala de exposições da Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo. A comissária é Dina Pimenta. Das 20h15 às 20h40 haverá uma intervenção de Ângela de Almeida, intitulada “A Pintura e a Poesia”.
Às 22h30, verificar-se-á uma sessão pública de Poesia, com a participação do Ensemble de Acordeões Moldavos e com Rosa Madeira na Quinta da Margueira.
No dia seguinte, das 10 às 12h30, realiza-se uma nova mesa redonda, subtitulada “A Literatura e a Poesia na Economia da Cultura”. O moderador será Marcelino de Castro. Participam os poetas portugueses Ana Teresa Klut João Carlos Abreu, Sidónio Bettencourt, Victor Meireles, Maria Fernandes, Armando Moreira, José de Melo e Fernando Pinto do Amaral, além do cabo-verdiano José Luís Tavares.
De tarde realizar-se-á uma visita guiada aos Museus “Brum do Canto” (Ana Teresa Klut) e “Casa Colombo” (Coordenadora do Museu)
às 21 horas haverá uma sessão de música e poesia ao ar livre, no anfiteatro “Largo da Câmara” com o grupo “…apanhados com a boca na palavra.”
Finalmente, no dia 12, entre as 10 e o meio-dia, realiza-se uma sessão intitulada “A Poesia Hoje, nas Escolas”, tendo como moderadores João Carlos Abreu e Marcelino de Castro, e como protagonistas os alunos da Escola Secundária do Porto Santo.
Às 12h15, proceder-se-á apresentação do livro 1º Encontro Internacional de Poesia de Ponta Delgada – Cidade dos Poetas (a cargo de  José de Andrade com a presença na mesa de João Carlos Abreu – Comissário do Encontro e José Bolieiro – prsidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada).
Depois Marcelino de Castro fará um balanço do encontro, seguindo-se diversas alocuções, entre as quais da directora regional da Cultura.