Acção de limpeza na Ribeira Funda no dia 12 de Outubro

Miradouro – Foz Ribeira da Janela

O GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, anuncia uma acção em defesa do Património Cultural a realizar no âmbito da décima terceira edição do GIRO, a maior iniciativa de voluntariado corporativo do País, no próximo dia 12 de Outubro, entre as 9h00 e as 17h00.

Neste dia, garante, dezenas de voluntários dedicar-se-ão à limpeza do trilho e montagem de uma estrutura pré-fabricada com madeira existente na zona para substituir a ponte que foi destruída, na Ribeira Funda, Madeira. O ponto de encontro é no Bar da Eira da Achada, Ribeira da Janela.

No total das onze acções, o GIRO conta com a adesão de 59 empresas associadas, assim como duas instituições convidadas, o equivalente a mais de 860 profissionais que, por um dia, trocam o seus locais de trabalho por zonas protegidas para melhorar e preservar o Património Cultural em Santo Tirso, Penafiel, Sever do Vouga, Mata do Bussaco, Oeiras, Monsanto, Mouraria, Cais Palafítico, Loulé, Mata dos Bispos em S. Miguel – Açores e Ribeira Funda – Madeira.

Em cada zona protegida, o GRACE conta ainda com o apoio de instituições locais dedicadas ao ambiente, natureza ou património: Projecto FUTURO – 100 Mil Árvores – CREPorto, Associação de Turismo da Aldeia, Município de Sever do Vouga, Fundação Mata do Bussaco, Semear, Parque Florestal de Monsanto, Renovar a Mouraria, Ocean Alive, Almargem, SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) -Açores e Caminho Real da Madeira.

O Giro é uma iniciativa de voluntariado corporativo com maior dimensão nacional que já contou, nas suas oito anteriores edições, com quase 8 mil voluntários de empresas associadas do GRACE. No âmbito do GIRO são realizadas várias intervenções de um dia a nível nacional, tendo como objectivo trabalhar, por exemplo, a inclusão social, a defesa dos animais ou a recuperação de espaços naturais.

Fundado em Fevereiro de 2000 por um conjunto de empresas interessadas em aprofundar o papel do sector empresarial no desenvolvimento social, o GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial – é uma associação pioneira, sem fins lucrativos e exclusivamente dedicada à promoção da Responsabilidade Social Corporativa. O GRACE reúne mais de 160 empresas, das mais variadas dimensões e sectores de actividade, empenhadas em aprofundar o papel das empresas no desenvolvimento social das pessoas e das organizações, partilhando a missão há muito assumida: reflectir, promover e desenvolver a responsabilidade social corporativa em Portugal.