CDU defende em São Vicente uma nova política de transportes públicos

Foto DR.

A CDU realizou hoje no centro da vila de São Vicente uma iniciativa política de contacto com as populações do concelho para defender uma nova política de transportes públicos rodoviários.

No final da iniciativa, o deputado, Ricardo Lume, proferiu a seguinte declaração aos órgãos de comunicação social:

“O problema dos transportes públicos rodoviários, é um problema regional, mas cada concelho tem as suas especificidades e São Vicente não é excepção. São Vicente sem dúvida é um concelho com grandes potencialidades, mas, de facto, a política seguida nas últimas décadas, quer pelo Governo Regional como pelo executivo camarário, não garantiram as condições necessárias para fixar a população, provocando a desertificação do concelho, transformando São Vicente num dos concelhos da Região com a população mais envelhecida.

Um exemplo claro é a rede de transportes públicos muito deficitária no concelho, com poucas carreiras, com horários desfasados e os preços tanto dos passes sociais como dos bilhetes são bastante elevados, existem zonas que não estão cobertas pelos transportes públicos e ao fim de semana podemos mesmo dizer que quem não tem transporte próprio fica prisioneiro no seu quintal.

Numa população envelhecida como é a de São Vicente uma boa rede de transportes públicos seria a garantia de uma melhor qualidade de vida.

É necessária uma nova política  que garanta a redução dos preços e que aumente a regularidade das carreiras, assim como a cobertura das localidades que hoje não são servidas pelo transporte público. O Governo Regional e as Autarquias não podem ver este serviço público como apenas mais um negócio a dar a explorar às empresas privadas. É necessário olhar para os transportes públicos como um instrumento para garantir a coesão territorial e social.”