Paula Cabaço destaca no Porto Santo a importância do projecto MARGULLAR

A secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, referiu-se hoje ao Projecto Margullar, considerando que a realização deste Congresso no Porto Santo “valoriza, naturalmente, o destino e a sua capacidade em acolher grandes eventos, ao mesmo tempo que afirma a sua notoriedade e projecção externa, na base de uma associação muito feliz entre o património e o turismo que se torna ainda mais oportuna no ano em que se assinalam os 600 Anos do Descobrimento das nossas Ilhas”.
A governante falava na cerimónia de abertura das IV Jornadas de Trabalho do Projecto Margullar, iniciativa promovida pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, em parceria com a ACIF, ao abrigo do programa comunitário INTERREG MAC. Jornadas que juntam, hoje e amanhã, na “Ilha Dourada”, parceiros da Madeira, Açores, Canárias, Cabo Verde e Senegal à volta da Arqueologia Subaquática Macaronésica, num debate que incide na temática “Museus e Rotas: a tutela e a transmissão do património arqueológico de origem subaquática”.
Sublinhando a “importância deste trabalho em rede”, a governante espera que, “em estreita colaboração com cada um dos vários parceiros que integram o projecto, se aposte na criação de melhores condições de formação, aprendizagem e valorização do património subaquático e da sua fruição cultural mas, também, turística”.
“Há objectivos comuns que nos unem e que, sem dúvida, passam, cada vez mais, pela válida e necessária interligação e afirmação, pela via do turismo, dos nossos activos culturais, naturais e ambientais”, referiu.