Bloco de Esquerda denuncia “demagogia” de Albuquerque em relação à TAP

O Bloco de Esquerda comentou hoje declarações do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, de que “a TAP aproveita-se do subsídio de mobilidade”. Para o BE, Miguel Albuquerque afirmou-o “com toda a razão e com grande conhecimento de causa”, pois foi o próprio que criou este modelo de subsídio de mobilidade, em conjunto com o então Primeiro-Ministro e seu amigo Passos Coelho, com o intuito de financiar a TAP e torná-la mais lucrativa e mais atractiva aos olhos dos investidores para a privatização, que se concretizou no final de 2015″.

O Bloco diz que a TAP também aproveita-se da liberalização, ou seja da inexistência de obrigações de serviço público, para praticar preços excessivos. Mas a liberalização, acusa, foi uma escolha do PSD, e se Miguel Albuquerque não está satisfeito com as consequências, assuma as a sua responsabilidade, reverta a situação e estabeleça de novo regras de serviço público.

A responsabilidade maior, entendem os bloquistas, pela voz do seu coordenador, Paulino Ascensão, é de quem criou as condições que permitem à TAP abusar dos madeirenses: de quem acabou com as obrigações de serviço público; de quem criou este subsídio de mobilidade “feito à medida dos interesses da TAP e dos seus accionistas privados”. A responsabilidade maior, para este partido, é do PSD e dos demais partidos (PS, CDS e JPP) que continuam a apoiar a liberalização e “estão mais preocupados com os interesses dos privados que com os dos madeirenses em geral”.