Banco de Portugal já abriu comparador de comissões de manutenção de conta, CGD com a mais barata, Santander com a mais cara

Caixa Geral de Depósitos
A Caixa Geral de Depósitos é a instituição bancária com a taxa de manuntenção mais baixa.

As comissões cobradas pelas instituições bancárias, sobretudo as de manutenção de conta, têm sido motivo de discussão desde há muito tempo. Os Bancos cobram, o cliente paga. Os Bancos pagam pouco pelas poupanças e muito pela abertura da conta. Só por esta estar aberta já paga, sendo que em alguns casos podem chegar aos 7 euros por mês, o que no final do ano dá 84 euros, assim mesmo, sem fazer nada.

Hoje, o Banco de Portugal disponibiliza um sistema que pemrite comparar comissões bancárias, uma mais valia que visa a defesa dos consumidores quando estes decidem abrir conta ou mudar de Banco. O sistema permite, além disso, avaliar outras comissões, essas sim, de prestação efetiva de um serviço, que correspondem à utilização de cartões, levantamento de numerário, transferências ou aquisição de cheques.

A Caixa Geral de Depósitos tem a taxa de manutenção mais baixa, com 61,78 euros anuais e o Banco Santander a mais alta, com 65,32 euros, segundo contas publicadas pelo jornal Público, sendo que, numa outra constatação, o Novo Banco regista os 62.4 euros, ainda que a conta NB 360, muito utilizada, tenha um custo anual, imputado ao cliente, de 93.6 euros, com imposto de selo incluído.