CMF associou-se activamente à campanha “Clean Up the World”

A Câmara Municipal do Funchal associou-se novamente ontem à campanha mundial “Clean Up the World”, inserida no programa de Ambiente das Nações Unidas. O Funchal participa nestas campanhas anuais com um programa próprio “Limpar o Funchal do Mar à Serra”, que teve este ano como principal parceiro o Grupo Café do Teatro, “contando a iniciativa, igualmente, com o contributo de cerca de 1000 voluntários de várias entidades públicas e privadas, sem os quais não seria possível à edilidade lançar este tipo de acção em larga escala”, explicou a vereadora do Ambiente, Idalina Perestrelo. No total, foram recolhidos, ao longo do dia de ontem, 1900 kg de lixo, por todo o concelho.
“Pensar Globalmente, Agir Localmente foi o lema desta campanha, na qual se limparam leitos de ribeiras, áreas exteriores e logradouros de conjuntos habitacionais, praias e escolas.
A campanha teve uma forte componente pedagógica, dando continuidade às múltiplas acções de Educação Ambiental que a autarquia desenvolve ao longo do ano. Respondendo ao apelo da CMF, participaram na acção 20 estabelecimentos de ensino, num total de 628 crianças e adolescentes e 73 adultos.” Intervieram, ainda, de uma forma activa as Juntas de Freguesia do concelho, a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Empresa Municipal Frente MarFunchal, a Estação de Biologia Marinha do Funchal, os Bombeiros Voluntários do Funchal (BVF), os Bombeiros Sapadores do Funchal (BSF), a Associação Olho-te, o Parque Ecológico do Funchal, o Centro Comunitário do Funchal, os Ginásios Municipais da Barreirinha, de St. António e de S. Martinho, e ainda os moradores dos conjuntos habitacionais da Câmara Municipal do Funchal.