CDU quer novos investimentos na reabilitação de bairros sociais

A CDU esteve hoje no bairro da Nazaré para denunciar que, na Região Autónoma da Madeira, quer o Governo Regional, quer as autarquias, “demitem-se das suas obrigações, quanto à habitação social”.  Segundo os comunistas, deu-se uma quebra profunda nos financiamentos públicos para a promoção habitacional e cresceu o deficit habitacional.

O coordenador regional Edgar Silva considerou necessária e urgente uma nova política de habitação social na RAM, “quando nem existe um Plano Regional, nem planos municipais de habitação”. São necessários “objectivos e metas definidas, com um relançar de investimento público na construção de mais habitação social.”

Neste sentido, foi destacada a necessidade de uma mais exigente intervenção na reabilitação dos bairros sociais. Edgar Silva entende que não podem continuar a existir formas de tratamento injusto na aplicação de dinheiros públicos em processos de reabilitação urbanística de bairros, como acontece na Nazaré, em que a uns os governantes tratam como se fossem “filhos de deus” e a outros como “filhos do diabo”, em que alguns prédios são recuperados e outros desesperam sem respostas resolutivas”.