Pedro Coelho diz-se satisfeito com o desempenho das escolas em Câmara de Lobos

O edil camaralobense, Pedro Coelho, e a vice-presidente do Município, Sónia Pereira, que detém o pelouro da educação, visitaram ontem e hoje todas as escolas do primeiro ciclo do ensino básico da localidade. Na visita, o edil inteirou-se do funcionamento das escolas no arranque de mais um ano escolar e fez o balanço dos resultados pedagógicos do projecto de Promoção do Sucesso Escolar AGIR, uma iniciativa educativa pioneira implementada pela EB1/PE de Câmara de Lobos, que contou com o apoio da autarquia, tendo revelado que, no ano lectivo transacto, a autarquia investiu cerca de meio milhão de euros na educação, representando um aumento de cerca de 50% face ao ano lectivo antecedente.

O circuito realizado por Pedro Coelho às escolas do primeiro ciclo do concelho iniciou-se na EB1/PE de Câmara de Lobos, onde o autarca foi recebido pela comunidade educativa e pelos alunos que integram o projecto AGIR, implementado por aquele estabelecimento de ensino no ano lectivo transacto, e que visa a redução das taxas de retenção de alunos no 2.º ano de escolaridade.

Para atingir esse desiderato, a comunidade educativa lançou no ano lectivo 201/2018 o projecto, através do qual foram criadas respostas pedagógicas adequadas às necessidades educativas dos alunos que registavam, à partida, dificuldades de aprendizagem.

Numa óptica de trabalho colaborativo e de interdisciplinaridade, foi constituída uma equipa de docentes responsáveis por definir percursos de aprendizagem diferenciados em função das especificidades educativas de cada aluno, garantindo o acesso de todos e de cada um às aprendizagens essenciais. Atendendo ao mérito dos objectivos pedagógicos do projecto, a autarquia concedeu, no ano lectivo transacto, um apoio na ordem dos 2 mil euros, para aquisição de equipamentos e meios tecnológicos de apoio ao processo educativo, essenciais à implementação do projecto.

Segundo a informação veiculada pelos alunos e professores, 81% dos alunos participantes no projecto atingiram ou superaram os objectivos pedagógicos traçados. Dos 16 alunos integrados no projecto apenas 3 não conseguiram atingir os objectivos inicialmente propostos.

Pedro Coelho reiterou, na oportunidade, o compromisso e o empenhamento activo da edilidade no apoio aos projectos com mérito pedagógico e que contribuam efectivamente para o sucesso pedagógico dos alunos.

Na visita às restantes escolas do concelho, Pedro Coelho auscultou a opinião dos directores das escolas e da comunidade educativa, constatando que o ano escolar principiou de forma normal. Por outro lado, o presidente da Câmara reiterou o compromisso de manter o nível de investimento na manutenção das escolas conforme necessidades identificadas pela comunidade educativa. Neste contexto, o autarca inteirou-se da concretização do compromisso assumido no arranque do ano lectivo passado transacto com as escolas do Covão e do Ribeiro de Alforra, tendo verificado no terreno a execução de coberturas exteriores de recintos ao ar livre, destinadas à realização de actividades de tempo livre dirigidas aos alunos nos dias chuvosos, refere uma nota da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Segundo o edil, no ano lectivo transacto, a autarquia investiu cerca de 500 mil euros mil euros na educação, sendo que cerca de 10% do valor foi canalizado para a manutenção do parque escolar e dos equipamentos, e os restantes 90% foi investido no apoio directo às escolas e aos alunos para dinamização de projectos pedagógicos, promoção de intercâmbios educativos, valorização do mérito escolar e para melhoria da qualidade do ensino e a elevação das qualificações dos cidadãos.