Estudantes de Biologia da UMa em contacto com a Natureza

Foto Casa das Queimadas (GR)

Os estudantes do Curso de Biologia da Faculdade de Ciências da Vida da Universidade da Madeira (FCV-UMa), estão a participar, desde o passado dia 23 de Setembro, no Laboratório Natura, uma unidade curricular que tem como objectivo proporcionar aos estudantes um contacto directo com o objecto de estudo, a Natureza.

Neste sentido, foi preparado um roteiro de quatro ou cinco dias, no qual o estudante é colocado perante diferentes tipos de ecossistema e paisagens com diversidade biológica também diversa, tirando partido da ilha da Madeira como modelo para o estudo da biologia, biodiversidade, ecologia terrestre e marinha, sendo abordados diversos temas como a extinção de espécies, a alteração dos ecossistemas pelo homem, a degradação/conservação de habitats, com ênfase no estado de conservação dos ecossistemas florestais.

Ao longo do roteiro, e após uma primeira aula teórica onde foi fornecida informação relativa ao percurso, objectivos, metodologias e material de campo, os estudantes foram para o campo e fizeram o registo de dados, nas áreas da botânica, zoologia, autoecologia, ecologia de comunidades e de paisagem. Os docentes fizeram briefings diários e acompanharam cada percurso de forma a instruir os estudantes sobre a forma de registar dados e colectar espécies.

Neste ano lectivo, destaca-se a participação de 28 estudantes oriundos da Universidade de Nurtingen (Alemanha), além de alunos Erasmus de nacionalidade espanhola.

Para a realização desta iniciativa, a FCV-UMa teve o apoio do IFCN através da cedência da casa das Queimadas (Santana) e da casa do Sardinha (Ponta de S. Lourenço).