Gravidez na adolescência é tema de debate quarta-feira na Escola Francisco Franco

 

 

Escola Secundária Francisco Franco

A Associação de Solidariedade Social do Funchal “Centro da Mãe” vai celebrar o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência na Escola Secundária de Francisco Franco, com um Fórum Debate, no dia 26 do corrente, pelas 10 horas, na sala de sessões.

Esta iniciativa decorre numa parceria com aquele estabelecimento de ensino. O Projeto LIS (Laboratório de Investigação Social), o Banco de Afectos e o GPS – Gerar Percursos de Sucesso, da referida escola, comemoram o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência junto da comunidade estudantil, com o fito de sensibilizar os jovens sobre este fenómeno social com severas consequências para as jovens mães/ grávidas. Por seu turno, o Centro da Mãe faz-se acompanhar de vários especialistas, que abordarão o tema da gravidez na adolescência, sobre diversos quadrantes, intervindo na qualidade de especialistas em Medicina Geral e Familiar, Psicologia e Serviço Social.

O debate pretende dar especial enfoque à descoberta da sexualidade na adolescência e ao papel dos pais na educação sexual dos seus filhos, alertando para a importância da educação para os afectos e consequências de uma gravidez na adolescência.

No respectivo Fórum será abordada a questão da igualdade de género no usufruto dos direitos da paternidade e da maternidade, finalizando com uma análise sobre a importância dos comportamentos e interacções das figuras parentais na vida dos filhos, assim como do papel das assistentes sociais e das associações existentes no terreno, como resposta na falta de apoio familiar à jovem mãe/ grávida e seu respectivo filho.