“Sem Tracção”: evento de “drift” decorre domingo em Água de Pena

O Parque Desportivo de Água de Pena recebe no próximo domingo, dia 9 do corrente mês, a sexta edição do evento de Drift “Sem Tracção”, que tem a particularidade de ser a primeira realizada sobre a égide da FPAK. A prova contará com a presença de três pilotos continentais, dois deles profissionais, que aliados aos drifters madeirenses, irão garantir um dia de domingo repleto de espectáculo, cheiro a gasolina e muita borracha queimada, promete a organização.

Depois de seis anos em que o evento foi levado a cabo por um grupo de amigos entusiastas da modalidade na Madeira, que depois deu origem à Flick – Associação Recreativa de Drift da Madeira e mais tarde por esta Associação, pela primeira vez este ano e impulsionado pela junção de sinergias entre a própria Flick, a AMAK – Associação Madeirense de Automobilismo e Karting e o Club Sport Marítimo através da sua secção de automobilismo, a prova passará a ser supervisionada pela a FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Fruto desta aposta da entidade federativa, estarão na Madeira um Comissário Desportivo e o Observador Nacional, afectos à modalidade. Aproveitando a deslocação destes elementos, irá realizar-se no dia 7 de Setembro, uma formação destinada a Oficiais de Prova, ao passo que no sábado, dia 8 irá realizar-se nova formação, desta feita técnico-desportiva aos concorrentes, refere um comunicado de imprensa.

Pretende-se com estas acções, dotar os recursos humanos que participarão neste evento – concorrentes, oficiais de prova e demais colaboradores – de mais competências para que o incremento desta modalidade na Região seja feita de forma correspondente às expectativas que se tem vindo a constatar em todo o País. Esta modalidade da RAM, será nesta fase, promovida pela direcção da FPAK na Madeira e pela AMAK, com a estreita colaboração da Flickc, potenciando a competição (troféu ou campeonato regional) no decurso de 2019, podendo no mesmo, conforme foi já anteriormente manifestado pelo Presidente da Federação, integrar uma prova do Campeonato Português de DRIFT.

O objectivo desta junção de esforços destas entidades passa por cimentar a incrementação da modalidade na RAM, que para já tem tido como palco o Parque Desportivo de Água de Pena, mas que poderá em breve passar a ser disputada em outros locais, que a Flick tem ensaiado em algumas actividades recreativas que tem vindo a realizar recentemente.

O Sem Tracção 2018 terá mais uma vez e como é hábito, o imprescindível apoio da autarquia de Machico e iniciar-se-á logo pelas 10:30, com a disputa dos treinos livres que se prolongarão até às 14:00, hora em que começam as Qualificações. Pelas 16:30 têm início as Batalhas e a apoteose terá lugar pelas 17:20 com a disputa das Finais, refere a organização.

A animação está garantida por um cada vez maior número de praticantes da modalidade na RAM, seja na categoria de Iniciados, seja na categoria Open. Para além da “prata da casa”, os pilotos continentais profissionais Rui Pinto em Nissan 200 SX e Ermelino Neto em BMW E30 e o piloto semi-profissional Vítor Dias em BMW E36, certamente levarão rubro os milhares de espectadores que se esperam no recinto, à imagem dos últimos anos, refere-se.

As entradas no recinto serão efectuadas pelo acesso do lado da cidade de Machico, enquanto a saída será feita pelo lado de Santa Cruz.