Ténis de mesa: 22º Open Internacional da Madeira a 7, 8 e 9 de Setembro

A Associação de Ténis de Mesa da Madeira realizou hoje de manhã a sessão de apresentação do 22º Open Internacional da Madeira, evento desportivo que se realizará nos próximos dias 7, 8 e 9 de Setembro no Pavilhão Gimnodesportivo Bartolomeu Perestrelo, no Funchal.
Foi este o local escolhido para o lançamento da vigésima segunda edição do histórico evento, tendo marcado presença na iniciativa Juan Gonçalves, director de Serviços da Direcção Regional de Juventude e Desporto), João Pedro Vieira vereador da Câmara Municipal do Funchal, e Paulo Melim, presidente da Direcção da ATM Madeira).
O torneio decorrerá nas vertentes de equipas e singulares, num registo absoluto. Serão cerca de quarenta as equipas em competição, destacando-se a presença das principais formações regionais, assim como a representação de atletas das formações do Dr. Câsl (Croácia), Rivas/Zalamea (Madrid, Espanha), GDSR Toledos (Pico, Açores), GDCS Juncal (Terceira, Açores), às quais se juntam as formações continentais do Ala de Gondomar e SL Benfica.
Num grupo que inclui mais de duas dezenas de atletas internacionais, esta será uma competição que se vislumbra equilibrada e de extrema importância para os atletas madeirenses que se pretendem afirmar na dimensão nacional e internacional da modalidade, refere a ATMM.
Destaca-se a participação da atleta Fu Yu (Dr. Câsl), actual n.º 32 do Ranking Mundial, participante nos Jogos Olímpicos Rio 2016, bem como de Saheed Idowu (ADC Ponta do Pargo), n.º 159 do Ranking Mundial, que participou nos Jogos Olímpicos Londres 2012. De entre os candidatos à vitória individual merecem igualmente destaque Zhao Tianming e Nuno Henriques (ambos do CD São Roque), bem como de Olga Chramko (GDSR Toledos) e Natalia Zherebina (ADC Ponta do Pargo).
Nos mais jovens, e de entre o grupo de participantes internacionais, relevam-se principalmente os atletas Gonçalo Gomes (CD 1º de Maio), Vítor Amorim (ADC Ponta do Pargo) e Vitória Santos (GDCS Juncal), trio que participou nos últimos Campeonatos da Europa de Jovens, em representação de Portugal.
As equipas madeirenses iniciam a sua participação nos campeonatos nacionais no início do mês de Outubro, sendo que as formações da ADC Ponta do Pargo (masculina e feminina) e CD São Roque (masculina) participam nas competições europeias – Taça ETTU -, no final do mês de Setembro, aproveitando esta competição para melhor se preparar para esses importantes compromissos.
A competição neste Open da Madeira inicia-se já na próxima sexta-feira (7 de Setembro), tendo conclusão agendada para domingo (9 de Setembro). Rodas as informações e resultados do evento podem ser seguidos em www.atmmadeira.com.