Gesba vai instalar novo centro de processamento da banana no antigo Laboratório de Veterinária

O atual centro de processamento de banana, localizado em Santa Rita, Funchal, não reúne as condições e meios técnicos e logísticos adequados a satisfazer os requisitos de qualidade que devem ser garantidas no processamento da banana, bem como não dispõe da área necessária para concretizar a modernização dos equipamentos e instalação de novas tecnologias com vista à almejada redução de custos.
A GESBA-Empresa de Gestão do Sector da Banana Lda., enquanto empresa pública responsável pela gestão do setor da banana da Madeira, manifestou interesse num novo centro de processamento da banana, numa parcela de prédio rústico pertencente à Região Autónoma da Madeira.
Foi nesse sentido que a Região adjudicou recentemente à Gesba, por 30 anos, pelo valor mensal de 7.650,00 euros, o arrendamento por ajuste direto, uma parcela com a área de 12.488 m2, do prédio rústico pertencente à Região.
Trata-se do antigo Laboratório de Veterinária que, agora, dará lugar ao projeto de “Construção do Centro de Processamento de Banana de São Martinho” que, em 2017, foi declarado de interesse público.