Albuquerque entrega viaturas a bombeiros e considera que governo central devia pagar o helicóptero

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve hoje na Calheta, onde foi presidir à entrega de quatro veículos ligeiros aos bombeiros do concelho. Recentemente, chegaram nove viaturas deste tipo à RAM, num investimento da ordem dos 700 mil euros, co-financiado pela União Europeia em 85%.

Albuquerque aproveitou a oportunidade para desejar publicamente que seja capturado e identificado o suposto incendiário do fogo da Boca dos Namorados, onde tudo indica ter havido mão criminosa. Esperando que a Polícia Judiciária consiga apurar quem foi o culpado, o governante considerou que não é admissível que continue a haver gente que incendeia impunemente as serras madeirenses em locais dificilmente acessíveis.

Por outro lado, considerou que o Estado deveria assumir, futuramente, os custos do helicóptero destinado a ajudar no combate a fogos florestais, e que custa actualmente ao Governo Regional duzentos mil euros anuais. O dito helicóptero, opinou, tem dado um contributo bastante positivo, isto depois duma extensa discussão, que durou anos, sobre a viabilidade da utilização de meios aéreos contra incêndios na Região.