Porto Moniz realizou jantar de encerramento de programa para alunos bolseiros

No âmbito do programa criado pelo Município do Porto Moniz, “Primeiro as Pessoas – Porto Moniz Participa +”, decorreu, ontem, para os alunos bolseiros do concelho, um jantar que encerrou a participação dos mesmos em mais uma edição daquele programa.

O edil do Porto Moniz, Emanuel Câmara, e todo o seu executivo, marcaram presença naquele que, segundo o próprio, é um programa que alia a juventude à solidariedade, refere uma nota à comunicação social.

Durante um pequeno discurso, e numa abordagem mais próxima e descontraída, Emanuel Câmara salientou que, o Município conta com todos aqueles estudantes para o desenvolvimento daquele concelho e, por isso, faz questão de apoiar a educação. Estes apoios vão muito além dos estudantes universitários, e começam logo quando qualquer aluno começa na creche, já com um apoio de 50%, por parte da autarquia, na mensalidade, salientou. Prosseguiu o presidente lembrando a total gratuidade do ensino no concelho, onde os manuais escolares e cadernos de actividades são oferecidos, o transporte escolar não oferece custos para o munícipe, e, ainda, referindo o alargamento dos prémios de mérito a todos os níveis de ensino.

O Programa “Primeiro as Pessoas – Porto Moniz Participa +” é uma iniciativa do Município de Porto Moniz, iniciado em Agosto de 2016, e visa a promoção de comportamentos/atitudes responsáveis e de cidadania participativa dos jovens bolseiros, através de actividades de cariz social e ambiental e, de acordo com a alínea g), ponto 1, artigo 12º, capítulo II, do Regulamento nº106/2016 com respeito às Bolsas de Estudo e de Prémios por Mérito Escolar, os jovens universitários bolseiros têm a obrigação de: “disponibilizar, se solicitado, 50 horas por ano para o desenvolvimento de atividades de interesse para o Concelho” (p.3580).

Entre outras actividades, destacaram-se, este Verão, a participação destes jovens na monitorização das actividades desenvolvidas na segunda edição da Semana Activa (Campo de Férias), a Campanha de Recolha de Resíduos “Há Mar e Mar, Há ir e Limpar”, onde procederam à limpeza do calhau do porto de abrigo e ainda o acompanhamento aos idosos na 2ª Caminhada Intergeracional Vida +.

Todos os estudantes universitários do concelho são apoiados, pelo Município, em €1500 anuais, e, para aqueles que se encontram deslocados em Portugal Continental, são ainda financiadas duas viagens/ano num montante máximo de €400 no total.