Idalino dá “mensagem direta” ao ministro, manda “carta registada” a Marcelo e confirma justificações de mau tempo da Binter

Porto Santo Câmara Binter 2018
Idalino Vasconcelos: “Solicitei hoje mesmo, por correio electrónico e carta registada, a intervenção do Sr. Presidente da República Portuguesa”.

Idalino Vasconcelos reagiu, hoje, aos cancelamentos de voos por parte da companhia aérea Binter, considerando ser “totalmente inaceitável que desde o dia 7 de agosto até este momento tenham sido cancelados 16 voos”. E confirmou a informação já avançada pelo FN, de argumentação da Binter, junto do Governo da República, para a não efetivação destes voos: “As condições meteorológicas não eram aceitáveis no âmbito dos procedimentos de segurança da companhia, (…).

O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo afirma ter convocado a conferência para “enviar uma mensagem direta ao Sr. Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, responsável pela atual situação que se vive com os constantes cancelamentos das ligações aéreas, anormais e inéditas, dos últimos dias, tendo afetado dezenas de pessoas, em especial os porto-santenses”.

Diz que “até ao momento, ainda não tivemos qualquer reposta oficial acerca do ponto de situação da concessão da linha aérea, uma responsabilidade direta e exclusiva do Governo da República Portuguesa, apesar dos nossos esforços, conjuntos com o Governo Regional da Madeira e do Deputado da Assembleia da República, Paulo Neves. Por isso, já solicitamos, previamente, uma audiência ao Exmo. Sr. Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, para obter esclarecimento sobre esta concessão e sobre todos estes cancelamentos e estou disponível para ir a Lisboa imediatamente. O povo do Porto Santo também exige uma resposta imediata do Sr. Ministro Pedro Marques.”

Idalino Vasconcelos considera esta uma “ligação de interesse público muito importante para a ilha do Porto Santo que depende fortemente dos transportes aéreos e marítimos, o garante da continuidade territorial. Qualquer cancelamento injustificável é inaceitável é um entrave à mobilidade dos passageiros, em particular, todos os porto-santenses, onde se incluem crianças, idosos e doentes de cadeira de rodas e ainda o transporte de mercadorias, tais como os medicamentos”.

Na perspetiva da Autarquia “a companhia de aviação Binter, alegadamente, está a escudar-se apenas nas condições meteorológicas e da parte do Governo Central ainda não há uma resposta oficial, razão pela qual, solicitei hoje mesmo, por correio electrónico e carta registada, a intervenção do Sr. Presidente da República Portuguesa, e demos conta que não podemos aceitar que o princípio da continuidade territorial, inscrito na Constituição seja cilindrado e por fim demos conhecimento à ANAC, ao Ministério do Planeamento e Infraestruturas e ao Governo Regional da Madeira, para que se esclareça tudo ao Povo do Porto Santo”.

Nesta conferência de imprensa estiveram presentes o diretorn regional da Administração Pública, o deputado na Assembleia Regional, membros da Assembleia Municipal do Porto Santo e a presidente da Junta de Freguesia, bem como da diretora eegional adjunta e dos Hoteleiros Grupo Pestana, Porto Santo Hotels e Grupo Ferpinta.