Menos passageiros no Aeroporto do Porto Santo, menos 5000 pessoas no transporte inter-ilhas e isso não é culpa da Binter, diz Emanuel Câmara

Porto santo concelhia
Emanuel Câmara diz que há abrandamento da economia e do turismo em Porto Santo.

Emanuel Câmara, o líder do PS-Madeira, esteve no Porto Santo, na posse da concelhia do partido, liderada por Teresa Leão. Foi ali que não deixou passar a oportunidade para lançar alguns números que, em sua opinião, justificam uma preocupação acrescida relativamente à economia da ilha. Assumiu o discurso e mostrou dados. Se julho não for melhor, o Governo terá que dar explicações, diz.

O presidente socialista madeirense avançou que “segundo os últimos dados de junho,
houve no aeroporto de Porto Santo uma redução de 15% do número de passageiros em relação ao ano anterior – e isso não é culpa da Binter”.

Igualmente preocupante, refere, “foi também a redução no transporte inter-ilhas com cerca de menos 5000 pessoas em relação ao ano anterior. Isto são dados relevantes, que indicam um abrandamento da economia e do turismo do Porto Santo, e não vemos nada, nenhuma medida do Governo Regional que contrarie esta tendência”. E se os números de julho não forem melhores, “o Governo Regional terá de dar explicações públicas a todos os portossantenses”.

Na parte mais política, apontou que “os portossantenses  já perceberam que estavam melhor com PS e para o ano vão confirmá-lo nas eleições regionais”, sublinhando que o partido não vai à ilha dourada apenas no mês de agosto. E em termos concelhios, tem um objetivo: reactivar as 11 concelhias do PS e aumentar progressivamente as secções eleitas. O objectivo é chegar a 2019 com 54 secções eleitas, uma em todas as freguesias”.

Na tomada de posse, que contou ainda com a presença do secretário-geral da JS Nacional, Ivan Gonçalves, que esteve no Acampamento dos jovens socialistas em Porto Santo, a líder da concelhia destacou a importância de trabalhar para “melhorar as condições de vida na ilha, com um projecto de futuro, que permita nomeadamente melhorar as condições de saúde do Porto Santo, o que não se faz com operações de cosmética”, numa referência às obras levadas a cabo no centro de saúde local.

Teresa Leão diz que as promessas de Albuquerque “ficaram por cumprir” e deu o enfoque na necessidade de dar “melhores condições de vida aos jovens, nomeadamente nas áreas da educação, do desporto, da saúde, do emprego, do ambiente e do desenvolvimento sustentável”.
A nova presidente do PS Porto Santo não esqueceu os problemas da mobilidade: “Depois do Governo Regional vetar-nos à descontinuidade territorial no Inverno, a Binter está a fazê-lo no Verão. A Binter tem de cumprir com as suas obrigações de serviço público.”
A presidente da concelhia referiu que “o Governo Regional remete o Porto Santo para um plano secundário e condena os portossantenses a uma cidadania de papel. O Governo Regional está desorientado e o PS está pronto para fazer melhor pelo Porto Santo e pelos portossantenses, que querem ver cair por terra o Governo PSD”.