Novenas preparatórias da festa de Nossa Senhora do Monte já arrancaram apesar das feridas por sarar

Imagem de Nossa Senhora do Monte. Foto in Facebook da Junta de Freguesia do Monte.

O Monte prepara-se para prestar homenagem a Nossa Senhora, tendo já começado, neste último domingo, as tradicionais novenas de preparação para a festa da Padroeira, que se prolongam até ao dia 13 de agosto.

Quer a Diocese do Funchal quer a Junta de Freguesia do Monte anunciam as muito participadas novenas que fazem parte da devoção dos paroquianos e que preparam a devoção aNossa Senhora do Monte, cuja festa se realiza a 15 de agosto.

Os dias trágicos de agosto transacto ainda mexem no imaginário coletivo, mas a população mantém o culto a Nossa Senhora do Monte e, com mais ou menos animação, a celebração será feita. Há ainda muitas mágoas por sarar, nomeadamente de quem perdeu os seus familiares no trágico acidente de 15 de agosto de 2017, agravadas pelo facto de o processo judicial de averiguações de responsabilidades continuar em segredo de justiça, mas a homenagem à padroeira da Madeira continua.

As novenas são sempre celebradas na igreja paroquial do Monte a partir das 20 horas, sendo antecedidas da recitação do terço às 19:30 horas. Este novenário culmina, como é habitual, com a festa em honra da padroeira da Ilha da Madeira, a 15 de Agosto. Entretanto, no dia 14 a missa vespertina está marcada para as 21 horas.

Dia 15, dia de Nossa Senhora do Monte, a celebração eucarística terá lugar pelas as 11 horas.Como já foi celebrada ontem a primeira novena, o FN reproduz o programa das seguintes:

2ª Novena – 6 de Agosto “ Boa Esperança” do sítio do Curral dos Romeiros.

3ª Novena – 7 de Agosto “Bom Coração” dos sítios Desterro, Confeiteira, Cancela, Babosos e parte da Portada de Santo António.

4ª Novena – 8 de Agosto “Boa União” dos sítios do Lombo e Lombada, parte da Portada de Santo António, Quinta dos Reis e Quinta do Salvador.

5ª Novena – 9 de Agosto “Paz” do sítio do Livramento e Piedade.

6ª Novena – 10 de Agosto “Emigrantes” dedicada a todos os emigrantes da freguesia residentes no estrangeiro.

7ª Novena – 11 de Agosto “Carreiros” dedicada aos carreiros.

8ª Novena – 12 de Agosto “Boa Vontade” dos sítios, Levada da Corujeira, Casa Branca, Tanque, Til e Pinheiro.

9ª Novena – 13 de Agosto “Boa Fé” sítios da Corujeira de Dentro, Corujeira de Fora e de Dentro e Lombos.

Dia 14, véspera de dia de Nossa Senhora do Monte: realização de missa vespertina, pelas 21:00h

Dia 15, dia de Nossa Senhora do Monte, padroeira da Ilha da Madeira: celebração Eucarística as 11:00h.