Pedro Ramos de visita oficial a New Bedford para a Festa do Santíssimo Sacramento

pedro ramos rrO secretário regional da Saúde desloca-se a New Bedford, Estados Unidos, de 2 a 6 de agosto, onde em representação do Governo Regional irá participar na 104ª festa anual do Santíssimo Sacramento.

Esta quinta-feira, pelas 17.30 horas, Pedro Ramos visita as instalações do clube e pelas 18 horas estará presente na abertura das Festas com o hastear das bandeiras dos EUA, de Portugal e da Região, estando prevista uma intervenção do governante madeirense.

No dia 3 de agosto visita o Consulado de Portugal, desloca-se à cidade e vai ao local onde domingo acontecerá a festa, estando presente no dia 4 de agosto na corrida do Clube SS Sacramento e na entrega de prémios.

No domingo, haverá uma Missa, de manhã, celebrada pelo padre Reis e com o presidente Larry Jacques e o cônsul Shelley Pires. À tarde, pelas 15 horas, acontece um desfile/parada (esfile a pé integrado na secção dos membros do Clube encabeçado pelo Presidente do Clube; Cônsul de Portugal; Convidado de Honra e Pároco), como refere o programa enviado pelo gabinete de comunicação da secretaria da Saúde.

A apresentação de convidados e os discursos aocontecerão no “Madeira Field”, com entrega das Bolsas de Estudo. À noite, há um jantar de despedida no Clube Micaelense.

A Festa do Santíssimo Sacramento foi fundada na Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na primeira semana de Agosto de 1915. Este evento tinha por finalidade comemorar a festa tradicional realizada na aldeia do Estreito da Calheta, na costa sudoeste da ilha da Madeira. A primeira celebração em New Bedford foi patrocinada por quatro imigrantes madeirenses: Manuel d’Agrela, Manuel d’Agrela Coutinho, Manuel Sardinha Duarte e Manuel Sebastião.