Padre Leonardo Roa Torres envia da Colômbia folheto informativo aos madeirenses com as “sete pedras de cura”

O Padre Leonardo Torres, com o assistente diocesano do Renovamento Carismático Católico na Madeira, Padre Óscar Andrade.

De 16 de maio a 28 de junho último, o Padre Leonardo Roa Torres visitou a Madeira e, em articulação com a Equipa Diocesana do Funchal do Renovamento Carismático Católico (RCC) da Madeira, promoveu várias celebrações eucarísticas e retiros espirituais. Após o seu regresso à sua terra natal, Colômbia, preparou um folheto informativo com uma súmula dos ensinamentos transmitidos nas muito participadas assembleias eucarísticas na Madeira que o Funchal Notícias ora divulga, a pedido do sacerdote.

Tal como o FN já informou, o Padre Leonardo Roa Torres é um sacerdote carismático, que partilha dos ensinamentos do mentor do Renovamento Carismático Católico Emiliano Tardif. Neste momento, coordena a Casa de Oração designada “Maria Rainha da Paz”, em Ibagué-Colômbia. Inspirado pela força motriz do Espírito Santo, a exemplo dos carismáticos, aposta numa nova linguagem de evangelização, procurando mostrar que Jesus continua bem vivo nos homens e que é o único Caminho capaz de preencher os vazios da humanidade.

Durante a passagem do sacerdote pelas várias paróquias da Madeira, sempre acompanhado pela Equipa Diocesana do RCC, ao longo de um mês e meio, muitas pessoas foram tocadas pela força do Espírito Santo, tendo dado disso testemunho ao longo das várias celebrações eucarísticas. Foi um mês intenso de atividades, com templos cheios de cristãos sedentos de orientação e cura, pelo que a passagem deste evangelizador deixou uma marca muito forte nos corações dos madeirenses.

Na sua missão de evangelizador de Cristo, o Padre Leonardo Roa Torres regressou à Colômbia mas sempre com o povo de Deus no coração, remetendo agora aos madeirenses um folheto que redigiu com a síntese dos principais ensinamentos transmitidos, através de uma linguagem clara, viva e com uma cultura de proximidade muito forte. O FN reproduz aos seus leitores os ensinamentos do folheto, intitulado “Sete Pedras de Cura”, como também deu conta nas várias reportagens que foi publicando a partir das celebrações do sacerdote.

A primeiro página do folheto informativo elaborado pelo Padre Leonardo Roa Torres, na Colômbia, e remetido aos madeirenses.
A segunda página do folheto informativo.

SETE PEDRAS DE CURA

Com muita alegria, o Padre Leonardo Roa Torres abençoa todos os madeirenses partilhando os ensinamentos da  Missão Madeira 2018. Que o Espírito Santo continue formando  Jesus em cada um dos corações como fez com Maria. Ámen! Eis as sete pedras de cura com que vamos vencer o poder do mal em nós e à nossa volta.

  1. ORAÇÃO

A importância da Oração: caminhar com uma mão com Jesus, com as orações de bênçãos e de louvor ao Sangue de Jesus Cristo, e outra mão com Maria, incluindo a importância decisiva de rezar o Santo Rosário.

  1. EUCARISTIA

Em vez de permanecerem colados ao televisor ou às redes sociais, o desafio é participar diariamente na Eucaristia para se alimentar do Corpo do Senhor. A adoração do Santíssimo Sacramento é um momento forte de oração.

 

  1. CONFISSÃO

A Confissão é a terceira pedra de cura, com recomendação de uma vez por mês.  Nela reside o abraço de Jesus aos cristãos, a tão desejada reconciliação.

As afirmações correntes de que, vou à Missa e confesso-me com Jesus quando quero e onde quero, é uma falácia.  Segundo o mentor do RCC, o Padre Emiliano Tardif, quando o sacerdote deixa de confessar, aumentam as corridas aos bruxos e aos psiquiatras.

  1. BÍBLIA

A Bíblia ou a Palavra de Deus é a quarta pedra de cura. É preciso que a Palavra seja lida diariamente, nomeadamente o Novo Testamento, nem que seja uma página por dia. Há muitos cristãos que conhecem muitos livros mas não a Bíblia. Urge ler esta fonte de cura, numa tradução rigorosa para não fazer interpretações erradas ao texto original.

  1. JEJUM

A quinta pedra de cura é o jejum, no sentido do sacrifício. Na verdade, oração e jejum caminham lado a lado e constituem fontes poderosas de cura e libertação. O jejum não significa apenas privação da comida, mas prescindir de um gosto ou hobby ou parte de uma sobremesa, por exemplo, no sentido de entregar esse sacrifício a Jesus por uma intenção determinada.

  1. COMUNIDADE

A importância da Comunidade: não basta ir semanalmente à Missa, mas integrar os Grupos de Oração e desenvolver a Atividade Apostólica. Assim sendo, ninguém mais ficará só.

  1. EXERCÍCIO FÍSICO E

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

É muito importante a prática do Exercício Físico até transpirar, aliada a uma Alimentação Saudável, por forma a prevenir certas doenças. É um combate necessário, firme e contínuo ao sedentarismo que está na origem de muitas doenças do nosso tempo.

Muitos cristãos encheram as igrejas para partilharem dos ensinamentos do sacerdote carismático vindo da Colômbia.

CASA DE ORAÇÃO          

O Padre Leonardo Roa Torres coordena a Casa de Oração designada “Maria Rainha da Paz” em Ibagué-Colômbia. Inspirado pela força motriz do Espírito Santo, a exemplo dos carismáticos, aposta numa nova linguagem de evangelização, procurando mostrar que Jesus continua bem vivo nos homens e que é o único Caminho capaz de preencher os vazios da humanidade.

DUAS MÃOS DE CURA

É vital que os cristãos caminhem com duas mãos de cura, uma com Jesus e outra com Maria. Na verdade, o ser humano tem uma sede de segurança e só com Jesus e Maria é possível atingir esse estado. Contrariamente, muitos são aqueles que procuram a acumulação de bens, numa ânsia de guardar as coisas do mundo, nos cofres, fechados a cadeados e com guarda-costas. Mas é preciso recordar que alguém nos diz: “Não temas, sou Eu”. Lembremos as palavras de João 3, 16 “tanto Deus amou o mundo, que enviou o seu único Filho”. Depois de 2 mil anos, estas palavras continuam a ressoar com grande poder.

CHAGA DO CORAÇÃO DE JESUS

Outro importante ensinamento prende-se com uma experiência muito forte que me tem acompanhado ao longo de 24 anos, no meu ministério de cura e libertação,  que consiste em entregar tudo na Chaga do Coração de Jesus. Mas não é tudo. Além da entrega, é fundamental dar  Graças a Jesus por estar no seu Coração, por ter os nossos problemas e conquistas no Coração de Jesus.

Os testemunhos da experiência de Deus foram também momentos marcantes destas celebrações.

ABRIR E FECHAR AS PORTAS

Com o objetivo de aumentar a Fé e, consequentemente, a Paz na população que vive permanentemente angustiada com as batalhas deste mundo, é fundamental pedir a Jesus que vá sempre à frente de cada cristão, abrindo ou fechando portas, consoante as circunstâncias individuais.  Independentemente dos resultados, é igualmente necessário que se dê Graças a Jesus pelas portas que tem aberto ou pelas portas que tem fechado. Há momentos de dor que ninguém compreende, mas os caminhos do Senhor são insondáveis.

SÓ UMA PALAVRA BASTA PARA CURAR

Outro ensinamento forte que tem sido uma fonte de Paz consiste em ter sempre presente que só uma palavra basta para curar e essa palavra é “Jesus, Jesus, Jesus…” Mesmo nas piores  circunstâncias, nos maus pensamentos e aflições, a resposta de Fé é sempre “Jesus, Jesus, Jesus…”

JESUS, LAVA-NOS COM O TEU SANGUE

Outra frase muito importante é  “Jesus, lava-nos com o teu Sangue!” Quando alguém ofende profundamente outro, é urgente dizer “Jesus, lava-nos com o teu Sangue! Lava as feridas  dessa pessoa e lava-me a mim também”. É uma oração de cura e de libertação muito poderosa, pois tem o poder de libertar os cristãos de ódios, ressentimentos, feridas, angústias e depressões.  Na verdade, costumo salientar que, se as pessoas enveredassem por este caminho, não teriam depressão, nem seria preciso ir tantas vezes à Farmácia.

O SANTO ROSÁRIO É FONTE DE CURA

Prego a necessidade de rezar o Santo Rosário com os familiares e amigos. É uma fonte de cura e libertação prodigiosa, mas tantas vezes descurada. Por isso, as pessoas que me pedem oração por um familiar, respondo-lhes que o façam junto de Maria, nestes termos: “Mãe, coloca as tuas Mãos sobre a pessoa tal…” Enquanto o cristão está rezando uma  dezena do Santo Rosário ou o Rosário completo, a Virgem está trabalhando nessa pessoa.

ROUBAR O MILAGRE DO CÉU

É necessário aprender a “orar em código do céu”. Há uma expressão que pretende levar os cristãos não a continuarem a se culpar mas a falar com Jesus: “Senhor, Obrigado, porque estive tanto tempo longe de Ti e Tu me trouxeste até aqui. Louvado sejas porque me libertaste da angústia”. Esta oração está também associada a outra que costumo designar de “roubar o milagre de Deus”. Muitas vezes, os cristãos insistem  excessivamente  num pedido. Recomendo que comecem a dizer “Obrigado, Jesus, pelo teu milagre”. Ainda que o milagre não tenha sido alcançado, há que Agradecer e Louvar a Jesus como se já o tivesse conquistado.  Na verdade, a Oração de Ação de Graças a Jesus é muito poderosa porque, na realidade, cada um tem muitas Graças a dar a Jesus.

NÃO MORREU… DESCANSA NO CÉU

A morte e a dor da perda de alguém é sempre fonte de sofrimento. Proponho uma outra abordagem como forma de poder seguir em frente e ter Paz. Não se deve dizer que o pai ou a mãe morreu, mas sim, o pai ou a mãe estão descansando no céu. Não se deve dizer que será dada a Santa Unção a um moribundo mas o visto para o céu. Há que falar de vida e não de morte, porque Jesus Ressuscitou, venceu a morte.  Afinal, na morte,  Jesus toma o que nos  emprestou que é a nossa vida. Jesus comprou-me, não com ouro nem com prata mas com o seu Sangue. Por isso, nós somos um empréstimo de Deus. Quando o Senhor nos chama, há que dizer: mesmo com lágrimas, Obrigado, Senhor, por me teres emprestado esta ou aquela pessoa. Apesar da dor da partida, devolvo-te de todo o meu coração essa pessoa e Obrigado, Jesus, por ma teres emprestado. Este é um caminho que tem libertado muita gente da depressão devido à perda dos familiares.

 

NÃO SOZINHO, MAS COM JESUS E MARIA

Há hábitos que precisamos mudar no sentido de evangelizarmos sempre com Jesus e Maria. Por exemplo, quando os país precisam de sair, costumam dizer aos filos:  “Fiquem sozinhos que já voltamos…” Em contraponto, recomendo que os pais deverão  sempre dizer, “fiquem  com Jesus e Maria, que já voltamos. Faz toda a diferença, porque é uma experiência de Deus que fortalece”. O mesmo acontece com quem vive só. Nunca está só, porque tem o abraço de Deus Pai que é Amor e de Maria.

Um servidor de Jesus, Leonardo Roa Torres”

A palavra de Deus como principal alimento diário.