Fernando Tordo na Madeira para homenagear Ary dos Santos

Fernando TordoFernando Tordo, uma figura incontornável de todos os tempos da canção portuguesa, que interpretou “Tourada” de tantas memórias do período pós-revolucionário, traz sábado à Madeira, no Teatro Municipal Baltazar Dias, pelas 21 horas, momentos de recordação e de homenagem a Ary dos Santos.

“Fernando Tordo & Ary dos Santos – As histórias das canções ” é “um concerto imperdível”, diz uma nota enviada à comunicação social, realçando o objetivo de lembrar “o seu companheiro de canções e recuperar as memórias dos tempos de ouro da música em Portugal”.

Segundo a mesma nota, “o espectáculo será dividido entre o contar de histórias e a interpretação de canções ao vivo, construído em torno de algumas das histórias que resultaram das vivências entre Fernando Tordo e Ary dos Santos, revisitando alguns dos temas mais emblemáticos da dupla como “Estrela da Tarde”, “Tourada” ou “Cavalo à Solta”, no tempo em que se cruzaram”.

Fernando Tordo nasceu em março de 1948. Compôs algumas das canções mais emblemáticas da língua portuguesa e é um dos pioneiros da música de intervenção em Portugal. É, também, considerado um dos maiores renovadores do fado, pelo trabalho musical desenvolvido desde os anos 60 até aos dias de hoje. É Comendador da Ordem do Mérito, desde outubro de 2003.

Ary dos Santos nasceu em dezembro de 1936. Foi um grande poeta português, conhecido principalmente como autor de poemas para canções. Um comunista convicto e activo que procurava liberdade e justiça social. Faleceu em 1984 e em outubro de 2004 foi-lhe atribuído, a título póstumo, a condecoração de Grande Oficial da ordem do Infante D. Henrique.

O concerto realiza-se sábado, 28 de Julho, às 21h00 na sala de espectáculos. Os ingressos têm um custo de 5 euros e estão à venda na bilheteira do Teatro.