Escola do Caniço promove férias desportivas e ambientais na Praia dos Reis Magos

Foto DR

Está a decorrer de 2 a 27 de julho, o projeto Clube de Mar promovido pela Escola 2/3 do Caniço, através do qual se ocupam os tempos livres dos alunos das Turmas Mais de 6.º ano.

Todas as semanas, um novo grupo de jovens, supervisionado pelo professor de Educação Física, Eduardo Gomes, com o apoio de outros docentes e alguns profissionais, afetos à direção Regional de Educação, desenvolve um conjunto de atividades desportivas no mar, de recolha de lixo e educação dos banhistas, que frequentam a praia.

Este projeto, que nasceu no âmbito da Literacia Marítima, tem o apoio de instituições públicas e empresariais da Região.

De referir o apoio da Direção Regional de Educação, tanto a nível de recursos humanos como em equipamentos; o Hotel Oásis que oferece as refeições; a Câmara Municipal de Santa Cruz, que cede os transportes e finalmente o Museu da baleia; o Museu Aquário do Funchal e a Estação de Biologia Marinha que disponibilizaram, gratuitamente, visitas aos seus espaços.

Assim, na conjugação de esforços entre a escola e a comunidade, tornou-se possível oferecer a estes jovens experiências enriquecedoras em variados domínios, nomeadamente, desportivo, cultural e da educação ambiental.

De salientar o papel destes jovens na sensibilização que fazem junto da população que frequenta a Praia dos Reis Magos para a necessidade urgente e permanente de protegermos o mar, uma das nossas maiores fontes de riqueza, quer a nível económico, quer a nível da qualidade de vida das populações da ilha.

Já no mês de junho, a Escola organizou a I Semana de Mar com aulas de educação física na Praia dos Reis Magos, onde mais de  250 alunos experimentaram a canoagem, o padling e o windsurf.

No dia 11 de junho foi inaugurado um mural sobre o fundo do mar elaborado pelos alunos do projeto Mais de 6.º ano .

No dia 13 de junho, na Praia dos Reis Magos,  ocorreu a 10ª Edição do “Aquatlo Jovem da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço”, organizada pelo Grupo de Educação Física, com a colaboração técnica e logística da Associação Regional de Triatlo da Madeira que contou com a participação de 131 alunos, de diversos escalões.