Três novos serviços clínicos do SESARAM acreditados com qualidade pela Direção Geral de Saúde

Os níveis de sangue estão nos mínimos.

O Serviço de Saúde da RAM (SESARAM) tem mais três novos serviços clínicos com acreditação de qualidade pela Direção Geral de Saúde (DGS), com base no Modelo de Acreditação ACSA Internacional: o Serviço de Cardiologia; o Bloco Operatório e o Serviço de Sangue e de Medicina Transfusional.

O serviço do Bloco Operatório do SESARAM, dirigido pelo médico cirurgião, Miguel Reis e a enfermeira chefe, Rita Silva é a terceira unidade de saúde do país certificada nesta área.

A primeira foi o Bloco Operatório do Hospital do SAMS (2016) e a segunda o Bloco Operatório do Centro Hospitalar do Barreiro Montijo (2017).

Segundo uma nota de imprensa, estes três serviços juntam-se aos dez serviços do SESARAM já acreditados pela mesma entidade no ano de 2017:

– Serviço de Anestesiologia;

– Serviço de Medicina Intensiva;

– Serviço de Cirurgia Cardiotorácica;

– Serviço de Ginecologia /Obstetrícia

– Serviço de Patologia Clínica;

– Unidade de Cuidados Paliativos

– Centro de Saúde de Machico;

– Centro de Saúde Santo António;

– Centro de Saúde Ribeira Brava;

– Centro de Saúde Caniço

Este modelo de acreditação da qualidade adoptado pelo SESARAM baseia-se no modelo ACSA da Agência de Qualidade Sanitária de Andaluzia, adotado pela União Europeia, para acreditação dos serviços de saúde.

Até ao final do ano de 2018, prevê-se que mais dois serviços clínicos conquistem também esta acreditação de qualidade por parte da DGS / modelo ACSA, nomeadamente a Pediatria e a Cirurgia Pediátrica.

A acreditação agora alcançada pelos serviços do SESARAM, representa a continuidade da melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados ao cidadão e constitui uma motivação e um exemplo e para os restantes serviços. Este processo de acreditação, além de assegurar a garantia da qualidade e a segurança dos serviços de saúde prestados, promove a confiança dos cidadãos.

No SESARAM são já os 13 serviços acreditados com qualidade, num universo global de 129 unidades de saúde certificadas pela DGS no país.

A acreditação agora obtida pelos serviços é válida pelo período de cinco anos