Comissão de Utentes do SESARAM critica longas listas de espera para cirurgias

A Comissão de Utentes do Serviço Regional de Saúde (SESARAM) esteve esta manhã no Hospital Dr. Nélio Mendonça, numa iniciativa que abordou vários problemas com os quais os utentes daquele serviço se deparam diariamente, entre eles, as longas listas de espera. Esta iniciativa contou com a distribuição do novo documento da Comissão de Utentes do Serviço Regional de Saúde.

Segundo se afirma no documento, em média, o tempo de espera por uma cirurgia, no continente, é de 94 dias. As ditas listas, afirma-se, continuam a aumentar apesar de “terem sido retirados das mesmas os utentes que morreram à espera de uma cirurgia”.

Para a Comissão, “o desinvestimento na saúde é claro”, situando-se alegadamente Portugal no 24º lugar entre 35 países da Europa em análise.

Já relativamente à Região, e abordando o Programa de Recuperação de Cirurgias (PRC), desde que o mesmo entrou em vigor, em Dezembro de 2015, que as listas de espera aumentaram, passando de 16.584 para 18.699. A solução, preconiza a Comissão, passa pela contratação de mais profissionais para fazer face às reais necessidades.

Considera a Comissão que os cidadãos da RAM têm dificuldades de acesso aos cuidados de saúde, o que atribuem ao encerramento de unidades de saúde, privatização de serviços, PRC sem resultados reais, falta de transparência nos números reais de espera para cirurgias e consultas da especialidade, inexistência de um tempo máximo de espera, e custos incomportáveis com os cuidados de saúde para muitas famílias, além da falta de alternativas como acontece no Serviço Nacional de Saúde, designadamente com os chamados “vales cirurgia”. De acordo com um inquérito às despesas familiares dos portugueses, do Instituto Nacional de Estatística, em média, por ano, uma família com dependentes gasta 1324 euros em despesas de saúde.