Pedro Ramos salientou acção no âmbito da medicina dentária; acompanhou também equipas de vigilância a incêndios

 

 

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, foi hoje de manhã ao centro de Saúde do Porto Moniz, para entregar um aparelho de raio X, com o objectivo de ser utilizado nas consultas de medicina dentária. Na ocasião, aproveitou para avançar com alguns dados estatísticos, afirmando que em 2017 se realizaram quase vinte mil consultas de medicina dentária nos cuidados primários. Dessas, 1.780 realizaram-se no Centro de Saúde do Porto Moniz, no Centro de Saúde do Bom Jesus, no Funchal e do Centro de Saúde do Porto Santo.

Pedro Ramos, que tem a tutela da Protecção Civil,  acompanhou também hoje uma acção de vigilância de uma equipa de combate a incêndios florestais (ECIF) da corporação de bombeiros de São Vicente e Porto Moniz, na lagoa dos Lamaceiros.

Implementado pela primeira vez em 2015, este plano assenta na constituição de um dispositivo especial de patrulhamento, vigilância, detecção e combate a incêndios, que garante em permanência uma resposta operacional rápida e adequada a fogos em fase inicial, impedindo assim a sua propagação.

Na ocasião, o governante mostrou-se satisfeito com este programa, no qual o GR “investiu muito para a protecção da sua população”. Toda a atenção é pouca nesta época estival em que os incêndios são mais prováveis. Salientou, por outro lado, que as ECIFs “estão muito bem equipadas”, e capacitadas para transmitir a informação necessária para o posto de comando.