Albuquerque preside na manhã de 2 de Julho na Pontinha à chegada do ferry prometido

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará, segunda-feira, dia 2 de Julho pelas 09.45 horas, no porto do Funchal, no molhe da Pontinha, onde presidirá à cerimónia que assinalará a primeira viagem do ferry entre Funchal e Portimão.
O “Volcán de Tijarafe” é o navio escolhido pelo armador para promover as 12 viagens semanais programadas para este ano, durante o verão. Por 58 euros, os madeirenses poderão fazer a viagem, ida e volta, entre Funchal e Portimão, salienta comunicado do gabinete da Presidência.
O ferry foi um compromisso assumido pelo Governo de Miguel Albuquerque, tendo esta medida obrigado a várias diligências, inclusive junto de Lisboa. “Como aconteceu já noutras questões (a do helicóptero, por exemplo) o Governo da República escusa-se a cumprir com o dever de solidariedade e o princípio da continuidade territorial, pelo que a operação terá de ser custeada, única e exclusivamente, pelo Governo Regional”, salienta o mesmo. O Executivo faz questão de sublinhar, a propósito, que esta “é mais uma promessa feita por Miguel Albuquerque que se cumpre”.
A linha ferry entre o Funchal e Portimão terá ainda uma ligação ao arquipélago espanhol de Canárias, onde será feita a rotação do navio, que foi fretado pela companhia Empresa de Navegação Madeirense (ENM), à qual foi entregue a concessão da linha, após concurso público internacional.
As viagens, informa o GR, começarão todos os domingos, com saída de Tenerife. Às segundas, o navio chega e parte do Funchal com destino a Portimão, de onde parte terça-feira com destino à Madeira, onde chega quarta-feira. Viajará então para Las Palmas. A última viagem deste ano acontecerá a 20 de Setembro.
O Volcán de Tijarafe, do armador espanhol Naviera Armas, tem capacidade para mil passageiros e 300 automóveis. Já tinha estado ao serviço da linha, entre 2008 e 2012. Fará o percurso em 23 horas. O comandante é Guillermo Martin Gonzalez, reza a informação facultada ao FN.
Os preços a praticar são os que eram praticados em 2012, quando do fim da anterior concessão. As viagens mais baratas custam, ida e volta, a partir de 170 euros para não residentes no arquipélago, 58 euros para residentes e 51 para estudantes. Crianças até aos três anos não pagam, e dos quatro aos 12 têm um desconto de 50% na tarifa.
Para viajar com automóvel, os passageiros terão de pagar mais 125 euros, por trajecto. Transportar uma viatura ligeira sem passageiro custa 315 euros.
Para Canárias, os preços são também os mesmos de há seis anos: Funchal/Las Palmas vai importar em 105 euros (ida e volta), custando mais 199,50 euros para quem quiser viajar com o automóvel.

O navio chega pelas 08.15 horas ao cais do porto do Funchal, onde desembarcarão cinco pessoas e embarcarão 120. A sua chegada será saudada por uma banda filarmónica, refere o Governo.
Pelas 08.30 horas, realizar-se-á o desembarque dos passageiros. Meia hora depois embarcarão os passageiros da Madeira.
Os convidados incluem o representante da República, vários membros do Governo Regional, deputados e membros de instituições ligadas ao sector, bem como representantes dos vários partidos. A entrada dos mesmos está prevista para as 09.45 horas. As intervenções do presidente do Governo Regional e do representante do concessionário decorrerão pelas 10 horas.
Um quarto de hora mais tarde, os convidados abandonarão o navio, que sairá para Portimão pelas 10h30.