“São Gonçalo sujo” em imagens faz parte de documento entregue pelo PSD na Assembleia de Freguesia

São Gonçalo C
Estas imagens incluem o levantamento feito pelo PSD.

O presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo, da Coligação Confiança, afirmou ter “canal aberto” com o presidente da Câmara Municipal do Funchal, querendo com isso dizer que o reforço de verbas para a limpeza da freguesia era uma questão inquestionável, estava garantido. Uma forma de expressar o bom entendimento entre junta e a gestão municipal. O PSD ouviu e ontem “respondeu” com documentos.

É neste enquadramento, dado a conhecer pelo grupo do PSD na Assembleia de Freguesia, que a estrutura social democrata apresentou, naquele orgão local, um levantamento de 10 páginas com uma avaliação sobre o estado das estradas, veredas e jardins da freguesia. Um “caos” em imagens, enquanto dizem aguardar pelo “referido reforço de verbas enviado por Cafôfo ao abrigo do tal canal aberto”.

Vários membros da bancada social democrata dizem que esta postura do presidente da junta “revela irresponsabilidade em termos daquelas que são as atribuições dos orgãos locais”, sendo que no caso em análise, “a falta de limpeza tem vindo a agravar-se ao longo dos últimos tempos, o que é revelado diariamento pelos residentes, com problemas inclusive para a saúde pública”.

O documento apresentado pelo PSD é o resultado de uma observação desenvolvida em maio e junho, expressando “a falta de limpeza da freguesia, nas bermas da estrada, mato espalhado por todo o lado, junto a casas abandonadas, veredas cheias de lixo, com ratos, preocupante do ponto de vista da saúde pública, miradouros de São Gonçalo, com vista privilegiada, mas com cheiros nauseabundos, além de espaços de diversão infantil onde a erva ultrapassa a altura da escada do escorrega, imagine-se”.

São Gonçalo limpeza B
Algumas das imagens apresentadas pelo PSD em São Gonçalo.

Simultaneamente a esta apresentação de um “dossier” fotográfico, o PSD apresentou ainda um outro levantamento, mas este ligado à forma como a Junta de Freguesia de São Gonçalo se posiciona na rede social facebook. Segundo os membros “laranja”, aquele orgão tem uma postura de “permanente diversão, traduzida na página do Facebook, pode ser vista por todos”, considerando que aquela atitude “é de fanfarronice, com almoços e jantaradas, sempre com o patrocínio do presidente da Câmara. E o presidente da Junta prefere andar com o balão de São João na mão do que propriamente resolver este grave problema da limpeza da freguesia”, refere a posição do grupo do PSD, apresentada em grupo.