Porque é que o meu gato mastiga ou lambe sacos de plástico?

Os sacos de plástico são perigosos para os gatos por inúmeros motivos. Se mastigados (síndrome de pica), existe o risco de bloqueio aéreo e bloqueio intestinal. Brincar com sacos de plástico cria um risco de estrangulamento e sufocamento. Nem todos os gatos apresentam interesse por sacos de plástico, mas se o seu gatinho possui, pode ser uma batalha aparentemente sem fim para manter os sacos de plástico fora do seu alcance. Mas porque é que será que a maioria dos gatos adora sacos de plástico?

Vamos citar alguns motivos que podem provocar essa atracção nos gatos: – Os sacos de plástico contêm produtos químicos lubrificantes conhecidos como “agentes deslizantes”. Os produtos químicos contêm ácido esteárico da gordura animal. – Os agentes deslizantes são projectados para evitar que os sacos se encaixem. Alguns gatos podem ser atraídos pelo sabor ou o cheiro desses produtos químicos. – Os sacos de plástico podem ser atraentes devido a qualquer cheiro de alimentos retidos dos mantimentos que estavam dentro, especialmente carne ou peixe. – A textura também é algo a considerar. A superfície lisa e fria pode ser atraente para lamber ou mastigar.

O que poderia ter começado como uma superfície interessante para se espalhar pode ter aumentado as lambidelas e a mastigação. – O barulho do plástico também pode ser atraente para alguns gatos. O comportamento pode ter começado porque o gato não teve nenhuma estimulação no ambiente, e mastigando os sacos de plástico proporcionou-lhe alguma actividade. Para muitos animais, a mastigação é um comportamento de alívio de stress. Os gatos que não têm enriquecimento ambiental suficiente e brincadeiras adequadas são os mais vulneráveis para os comportamentos relacionados com o tédio.

Causas para o gatinho mastigar/comer o plástico:

Dentro das causas que se escondem atrás da síndrome de pica, há diferentes factores:

– Má alimentação: Não queremos que se sinta mal, mas na maioria dos casos a doença é ocasionada por uma dieta pobre. O gato procura os nutrientes que lhe faltam, geralmente minerais e fibras, ingerindo os objectos que encontra pela casa.

– Doenças prévias: Outro factor que pode desencadear a síndrome de pica são certas patologias como, por exemplo, a imunodeficiência felina ou a diabetes.

– Desequilíbrio: Qualquer causa que provoque um desequilíbrio emocional no seu gato pode incidir no aparecimento da síndrome de pica. Por exemplo, uma situação de nervosismo ou stress, não ter actividades estimulantes ou problemas de âmbito familiar na casa onde o gato vive.

– Genética: Da mesma forma que ocorre com muitas outras doenças, a genética pode ser determinante para que o gato venha a sofrer de determinada doença. De facto, há raças nas quais este tipo de problema ocorre com mais frequência, por exemplo, nos siameses. Isto deve-se ao facto dos gatos siameses terem uma maior predisposição à sucção, o que poderá levá-los a desenvolver a síndrome de pica.

Como evitar que o meu gato mastigue sacos de plástico?

Os sacos de plástico podem ser irresistíveis para o seu gato devido à sua luz e ao som que fazem. Nunca permita que seu gato brinque com eles a qualquer momento, mesmo que ele não mostre interesse em mastigar ou lamber. É importante ser diligente em manter os sacos fora do alcance do seu gato. Alguns gatos possuem necessidade de mastigar e morder coisas e é possível fornecer alternativas seguras para eles mastigarem, como a erva para gatos.

Essa erva para além de mantê-los entretidos, regula o tracto intestinal e ajuda a eliminar naturalmente as bolas de pelos. E por último, promova oportunidades para o seu gatinho brincar bastante, essa é a melhor maneira de aliviar o seu stress e deixá-lo entretido de forma saudável.

*Andreia Araújo, médica veterinária na Clínica Veterinária Santa Teresinha