Padre Leonardo Roa Torres despede-se da Madeira com celebração eucarística hoje na Igreja do Colégio

O sacerdote carismático, Leonardo Roa Torres.

O Padre Leonardo Roa Torres encerra a sua visita à Madeira com uma celebração eucarística agendada para hoje, pelas 19h30, na Igreja do Colégio, que será também transmitida em direto pelo Posto Emissor do Funchal.

Ao longo de um mês e meio, o sacerdote, natural da Colômbia, tem vindo a evangelizar diariamente, nas várias paróquias da Madeira, sempre acompanhado e assistido pela Equipa Diocesana do Renovamento Carismático Católico na Madeira, com assembleias e retiros abertos ao público, com grande participação dos cristãos, naquela que é já a sua sétima visita a esta ilha.

Imagem de um dos retiros orientados pelo Padre Roa Torres, na Capela do Bom Jesus, dirigido aos jovens, explicando que, mesmo preenchendo o mundo com riqueza, ciência e poder, só Cristo consegue preencher os vazios.

Presentemente a residir na Colômbia – após largos anos na República Dominicana, juntamente com o falecido padre Emiliano Tardif, uma das figuras mais emblemáticas do Renovamento Carismático Católico – o Padre Leonardo Roa Torres coordena a Casa de Oração designada “Maria Rainha da Paz”, em Ibagué. Inspirado pela força motriz do Espírito Santo, a exemplo dos carismáticos, aposta numa nova linguagem de evangelização, procurando mostrar que Jesus continua bem vivo nos homens e que é o único caminho capaz de preencher os vazios da humanidade.

“Duas mãos de cura”

Sempre com um discurso de fácil compreensão para com o “povo de Deus” – e não apenas para os doutrinadores da teologia cujo discurso douto mas hermético tem também sido uma das causas de grandes dissidências dos cristãos da Igreja Católica -, o Padre Roa Torres procura tocar no coração de todos, cultivando sempre uma relação de grande proximidade com aqueles que livremente o procuram ou que assistem às suas celebrações eucarísticas, sendo essa faceta mais evidente nos retiros que promoveu para casados, solteiros, viúvos ou divorciados e até mesmo para jovens.

Com regularidade,  o sacerdote divulga também, na Colômbia, um folheto informativo, que procura resumir o conteúdos das suas pregações. A última edição acabada de ser editada, datada de 27 de junho (n.º 19-vide imagens), com o título “Bem Protegido”, e tem como referência a ilha da Madeira e as mensagens que tem passado junto das várias comunidades paroquiais da Diocese do Funchal.

Foto do RCC-Equipa Diocesana do Funchal.

Uma das principais ideias defendidas por Roa Torres nesta “peregrinação” pelas paróquias desta Diocese é a necessidade vital de os cristãos caminharem com “duas mãos de cura, uma com Jesus e outra com Maria”. Na verdade, explica, “o ser humano tem uma sede de segurança e só com Jesus e Maria é possível atingir esse estado. Contrariamente, muitos são aqueles que procuram a acumulação de bens, numa ânsia de guardar as coisas do mundo, nos cofres, fechados a cadeados e com guarda-costas. Porém, quanto mais coisas guardamos, mais insegurança temos. Por isso, é preciso recordar que alguém nos fala e nos diz: “Não temas, sou Eu”. Lembremos as palavras de João, 3,16, “tanto Deus amou o mundo, que enviou o seu único filho. Depois de 2 mil anos, estas palavras continuam a ressoar com grande poder”.

Folheto de evangelização, editado na Colômbia, já com referências à Madeira.

“Entregar tudo na chaga do coração de Jesus”

Outro dos grandes ensinamentos que o Padre Leonardo Roa Torres tem vindo a transmitir prende-se com uma experiência muito forte que o tem acompanhado ao longo de 24 anos, no seu ministério de cura e libertação, que consiste em “entregar tudo na chaga do coração de Jesus”. Mas não é tudo. Além da entrega, “é fundamental dar graças a Jesus por estar no seu coração, por ter os meus problemas e conquistas no teu coração”.

Sempre com o objetivo de aumentar a fé e, consequentemente, a paz na população que vive permanentemente angustiada com as batalhas deste mundo, o sacerdote Leonardo Roa Torres tem também insistido na importância de pedir sempre a Jesus que vá em frente de cada cristão, abrindo ou fechando as portas, consoante as circunstâncias individuais. Independentemente dos resultados, apela a que se dê “graças a Jesus pelas portas que tem aberto ou pelas que tem fechado.  Há momentos de dor que ninguém compreende, mas os caminhos do Senhor são insondáveis”.

Só uma palavra basta para curar

Outro ensinamento forte que tem sido uma fonte de de paz consiste em lembrar a população que “só uma palavra basta para curar”, e essa palavra é “Jesus, Jesus, Jesus”. Mesmo nas piores circunstâncias, nos maus pensamentos e aflições, a resposta de fé é sempre “Jesus, Jesus, Jesus”. Outra frase não menos importante é a de dizer “Jesus, lava-nos com o teu sangue”. Quando alguém ofende profundamente outro, é urgente dizer “Jesus, lava-nos com o teu sangue. Lava as feridas dessa pessoa e lava-me a mim também”. Segundo o sacerdote, “é uma oração de cura e de libertação muito poderosa com o poder de libertar os cristãos de ódios, ressentimentos, feridas, angústias e depressões”. Na verdade, costuma salientar, “se as pessoas enveredassem por este caminho, não teriam depressão, nem seria preciso ir tantas vezes à farmácia”.

Outro testemunho importante que o padre Leonardo Torres tem deixado prende-se com a necessidade de rezar o Santo Rosário com os familiares e amigos. Uma fonte de cura e libertação, tantas vezes descurada. Por isso, às pessoas que lhe pedem oração por um familiar, o sacerdote pede que o façam junto de Maria, nestes termos: “Mãe, coloca as tuas mãos sobre a pessoa tal…”, e enquanto está rezando uma dezena do Rosário ou completo, a Virgem está trabalhando nessa pessoa”.

O poder da Eucaristia é muito salientado pelo sacerdote Roa Torres.

É ainda de sublinhar que os testemunhos de cura têm sido divulgados, também na Madeira, com muitos cristãos a partilharem a mudança que tem ocorrido nas suas vidas, na sequência dos ensinamentos do padre Leonardo Roa Torres, tendo sempre por principal bússola o Evangelho. Na celebração de hoje, na Igreja do Colégio, os cristãos terão ainda a oportunidade de partilharem os seus testemunhos.