Governo Regional rejubila com nomeação de José Tolentino Mendonça para arquivista e bibliotecário do Vaticano

José Tolentino Mendonça numa palestra recente no Museu de Arte Sacra do Funchal (foto Luís Rocha)

O Governo Regional da Madeira manifestou esta tarde “o seu maior regozijo e o seu grande orgulho” pela nomeação, hoje, pelo papa Francisco, do padre madeirense José Tolentino de Mendonça para o cargo de arquivista e bibliotecário “da Santa Igreja Romana”, missão para o qual lhe foi atribuída a “dignidade” de arcebispo.
A nomeação, refere comunicado do gabinete da Presidência, reflecte “a superior capacidade intelectual do padre, poeta e humanista”, opinião que garante ser partilhada pela generalidade dos madeirenses.
O até aqui vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa vai tomar posse do seu novo cargo, que lhe dará responsabilidade e acesso livre à famosa Biblioteca do Vaticano, a 1 de Setembro. Simbolicamente, foi-lhe atribuída a arquidiocese de Suava, no Norte de África.
Poeta e teólogo, Tolentino de Mendonça, será o primeiro português a receber esta honraria.
O também poeta madeirense orientou este ano o retiro de Quaresma do Papa Francisco e seus mais directos colaboradores, entre 18 e 23 de Fevereiro em Ariccia, localidade nos arredores de Roma, recorda o GR. Doutorado em Teologia Bíblica, Tolentino Mendonça foi condecorado por Cavaco Silva com o grau de Comendador da Ordem de Santiago da Espada.
Nasceu em Machico e tem actualmente 53 anos. Foi ordenado padre em 1990 e é capelão da capela do Rato, em Lisboa e vice-presidente da Universidade Católica de Lisboa. Desde 2011, por designação do Papa Bento XVI, é consultor do Conselho Pontifício da Cultura.
Confesso admirador do poeta (também madeirense) Herberto Hélder é especialista em Estudos Bíblicos.
O seu último livro, “Elogio da Sede”, editado pela Quetzal, reúne as reflexões apresentadas no retiro quaresmal deste ano, pelo sacerdote madeirense ao Papa Francisco, que assina o prefácio. José Tolentino Mendonça é ainda colaborador da revista do Expresso, onde assina semanalmente a crónica “Que coisa são as nuvens”.
“Hoje, fez-se justiça a um grande madeirense”, rejubila a presidência do Governo Regional.