Gabinete de Apoio ao Emigrante da CMF participa hoje na conferência “Partilhar a Viagem”

O Gabinete de Apoio ao Emigrante da Câmara Municipal do Funchal, que funciona na dependência do Balcão Municipal do Investidor, estará representado esta tarde na conferência “Partilhar a Viagem”, a convite da Cáritas Diocesana do Funchal e do Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo, que promovem o evento, refere a CMF.

A conferência realizar-se-á no Núcleo Museológico Mary Jane Wilson e possibilitará a partilha de experiências de diversas entidades e instituições no contexto das migrações, contando com a presença de Raquel Brazão, directora do Departamento de Economia e Cultura da CMF, e responsável pelo supracitado Gabinete.

No âmbito da Semana Mundial da Acção Conjunta, preconizada pela Cáritas Internacional e que definiu este ano as migrações como temática central, surgiu o convite ao Balcão do Investidor da CMF para participar neste evento, no âmbito do apoio prestado por este gabinete aos emigrantes, “o que muito dignifica o trabalho dos serviços municipais neste capítulo”, refere a autarquia.

O Gabinete de Apoio ao Emigrante da CMF foi criado em 2016, funcionando como uma secção específica do Balcão do Investidor, focalizada nos investidores madeirenses espalhados pelo Mundo. Integra toda a componente de informação, aconselhamento e acompanhamento, prestados por uma equipa de Assistentes Municipais especializada para o efeito, e visa simplificar processos e dar aos emigrantes conforto, segurança e todas as condições necessárias para que o investimento na cidade não seja um constrangimento burocrático.