Festas vão animar paróquia dos Álamos

 

Alamos 3

Sílvio Mendes

Na igreja dos Álamos, situada na freguesia de Santo António,  estão a ser celebradas as novenas de preparação para a festa de São João Batista, o padroeiro daquela paróquia funchalense.

Os temas de reflexão têm sido os seguintes: «canonizado maior nascido de mulher»; «Deus vence com humildade»; «diminuir, diminuir, diminuir»; «És Tu quem deveria vir?»; «glória e anonimato»; «homem maior, justo e santo»; «o cárcere – alguma incerteza»; «o estilo de Deus»; «última renúncia – o sepulcro».
São meditados em cada um dos dias em que a ladainha e a Missa têm por intenção os sítios da paróquia.
No domingo, 24 de junho, às 17 horas, principiará a Missa do Dia do Nascimento de São João Batista, com especial participação da catequese e da Confraria do Santíssimo, seguida de procissão até o largo do sítio de Santana, acompanhada pela Banda Filarmónica de Santo António (BFSA).
À tarde e noite atuará o conjunto musical Electro Band.
Entretanto no sábado, 23 de junho (após romagens pelos sítios com a Banda Filarmónica de Santo António, desde as 13 horas, e do convívio da catequese será celebrada a vigília da Solenidade do Nascimento de São João Batista, às 19h, com especial participação da catequese e dos escuteiros.
Seguem-se, nessa noite, as marchas do Galeão, Sagrada Família e BFSA e o conjunto musical de Miro Freitas e outros.No sábado, 30 de junho, às 19h, será celebrada a Missa da Véspera do Santíssimo Sacramento, com especial participação do Conselho Pastoral e dos escuteiros. Estará connosco o conjunto musical Animatura.
No Domingo do Senhor, 1 de julho, pelas 15 horas, os paroquianos e devotos trazem flores previamente preparadas e fazem com elas o tapete ao Santíssimo. Às 17h, celebraremos a Missa do Dia do Santíssimo Sacramento, com especial participação da Confraria a Ele dedicada, seguida de procissão ao sítio da Ribeira Grande, acompanhada com a BFSA. Associa-se-lhe então o conjunto musical Electro Band.
Nos quatro dias de festa exterior, antes da Missa e até à meia-noite haverá barraca de comes e bebes, animação musical e, fruto das romagens, bazar, em benefício da Paróquia.