Festas de São João para dar continuidade à tradição na Madeira

São joão festas
Festas de São João um pouco por todo o arquipélago.

Sílvio Mendes

No próximo domingo, 24 de junho, será celebrada a festa de São João Batista, que é considerado profeta por três religiões: Cristianismo, Judaismo e Islamismo. Foi o Percursor de Cristo, fazendo a ligação entre o Antigo e o Novo Testamento. Foi ele quem batizou Cristo nas águas do rio Jordão.
São muitas as tradições que se registam por ocasião dos festejos em honra daquele santo como as ceias, as bentas (colocação de ramos de alecrim e de louro ao ar livre para que na manhã do dia do santo são abençoadas), as sortes (diversas atividades relacionadas com a adivinhação do futuro), as fontes ornamentadas e as fogueiras que são ateadas na véspera da festa e saltadas em ambiente de muita animação.
Na Madeira, São João Batista é festejado nas quatro paróquias de que é padroeiro: Fajã da Ovelha, Álamos, São João (uma das paróquias da Ribeira Brava) e Atouguia e nas capelas de São João da Ribeira, no Funchal, no sítio da Terra Batista, situada no Porto da Cruz; capela da Achada do Cedro Gordo, localizada em São Roque do Faial e na capela de Jesus, Maria, José, situada em Câmara de Lobos.
Também é assinalado nas paróquias de São Martinho, Conceição (Lombada, Ponta do Sol), Rochão (Camacha), São Jorge e no bairro de São Gonçalo.

São João Batista também motiva festas populares em muitas localidades da Madeira e Porto Santo.
Campanário

No Campanário este santo é festejado na capela que o tem como padroeiro e também com a «missa do barqueiro» na igreja às 8 horas,  seguida da descida ao Calhau da Lapa dos símbolos do Espírito Santo acompanhados das meninas «saloias», dos tocadores e do pároco, aos quais se juntam também os populares.
Chegado ao calhau, será feita a visita às grutas ali existentes e que serviam de abrigo aos pescadores.  Depois é celebrada a missa campal ao meio dia e haverá o almoço e o convívio que se prolonga pela tarde.

Atouguia
Situada na freguesia da Calheta a paróquia do Atouguia, fundada em 1960, tem como padroeiro São João Baptista.
A festa irá decorrer no domingo 24 de junho e começará pelas 16 horas.
No final da celebração eucarística decorrerá a procissão.
No sábado, 23 de junho, a missa da vigília será às 20 horas.
O arraial vai animar aquela localidade nesse fim-de-semana. São Martinho

Fajã da Ovelha
São João Baptista é o padroeiro da paróquia da Fajã da Ovelha. A festa vai decorrer no domingo 24 de junho.
Terá início às 15 horas com Eucaristia, seguindo-se a procissão
No dia 23 de junho a missa da vigília principiará pelas 19 horas.

Ribeira Brava

Uma das quatro paróquias madeirenses que têm São João Baptista como padroeiro, situa-se na freguesia da Ribeira Brava.
A festa daquela santo vai ter lugar no dia 24 de junho iniciando-se às 16 horas após o que decorrerá a procissão.
No dia 23 de junho às 21 horas principiará a missa da vigília desta festa.

Álamos

A paróquia dos Álamos, situada na freguesia de Santo António, vai celebrar a festa de São João Batista, o seu padroeiro.
Será no domingo iniciando-se a Eucaristia às 17 horas.
No sábado a missa da vigília principiará pelas 20 horas.
Às 13 horas haverá as romagens com as ofertas dos diversos sítios sendo acompanhadas pela Banda Filarmónica de Santo António.
Após a novena e missa cerca das 21 horas realizar-se-á o desfile de marchas populares
Haverá o típico arraial madeirense.
As novenas de preparação para a festa de São João Baptista estão a decorrer na igreja dos Álamos e são celebradas às 20 horas.

Lombada (Ponta do Sol)

Na paróquia da Conceição, situada na Lombada Ponta do Sol a festa de São João começará às 15 horas do dia 24 de junho, sendo seguida de procissão e a missa da vigília principiará às 20h15.

No arraial de sábado, dia 23, atuará o cantor algarvio Eduardo Sant’Ana, que agora comemora agora 25 anos de carreira.

Nesse dia também haverá animação com as marchas populares a partir das 21h30 e com o conjunto Animatura até às 2 horas da manhã.
A ceia de São João será às 19h30.No dia 24 de Junho às 18 horas atuará o conjunto Galáxia.

São Martinho

Este ano a festa de São João Batista na paróquia de São Martinho assinala os cem anos da inauguração da respetiva igreja.
Será assinalada com a procissão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, da igreja velha para a nova, na véspera da festa de São João Baptista, às 18horas.
Haverá ainda Missa e arraial com a ceia de São João sendo a noite animada pela Banda Filarmónica de Santo António e pelo Conjunto musical Galáxia.
No dia 24, a festa de São João Batista e os 100 Anos da igreja paroquial, serão marcados com a missa pelas 17 horas, presidida por D. António Carrilho.
Depois haverá a procissão e o descerramento da placa comemorativa dos 100 anos daquele templo.
São João da Ribeira

Na capela de São João da Ribeira, no Funchal, às 20 horas, estão a decorrer as novenas de preparação para a festa daquele santo que será celebrada no domingo 24 de junho com início às 18 horas.
Serão dois dias da muita animação assinalando um santo popular.

São Jorge

No próximo domingo na igreja de São Jorge a festa daquele santo principiará pelas 17 horas após o que se realizará a procissão que será acompanhada pela Banda Filarmónica do Arco de São Jorge.
Às 17h30 será inaugurada a exposição fotográfica intitulada «Flores que são caminhos» da autoria do fotógrafo David Francisco e do Padre Miguel Lira e em que apresentam fotografias de tapetes de flores colocados nas estradas de diversas paróquias madeirenses por ocasião das festas em honra do Santíssimo Sacramento.
Haverá convívio comunitário.

Porto Santo

São João Batista é o padroeiro da Ilha do Porto Santo, sendo a sua festa motivo para a realização de marchas populares e arraial.
No dia 24 de junho às 11 horas será celebrada missa na igreja de Nossa Senhora da Piedade, no centro da ilha, seguida de procissão até à Praça do Barqueiro.