AgenteX – Campeonato Regional de Resolução de Problemas de Matemática amanhã em Santana

Amanhã, dia 14 de Junho, Santana acolhe a grande final do AgenteX – Campeonato Regional de Resolução de Problemas de Matemática. Trata-se dum projecto da Direcção Regional de Educação, apoiado pela Escola Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, e que faz parte do plano anual de actividades de todas as escolas dos 2º e 3.º ciclos da Região.

O “Agente X” pretende promover o desenvolvimento do raciocínio matemático através da resolução de problemas, desenvolver o gosto pela Matemática e contribuir para melhorar a relação dos alunos com a disciplina. Pretende também criar momentos de partilha entre os educandos e os pais ou encarregados de educação.

Esta iniciativa, que vai já na 12.ª edição, contou, durante este ano lectivo, com mais de 800 alunos participantes de todas as escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos da região. Nesta final, estarão presentes os melhores 121 alunos de 25 escolas da RAM.

No dia referido, da parte da manhã, os alunos realizarão uma prova escrita composta por seis problemas de matemática, na escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral. Da parte da tarde, enquanto os finalistas e professores acompanhantes visitam o Parque Temático da Madeira, uma equipa de professores de matemática corrige as provas, a tempo da entrega de prémios que se realizará às 15h30.

Os grandes vencedores recebem um cheque no valor de 250 euros, oferta do Santander, os 2.os classificados recebem bilhetes para observar a vida marítima, oferta da VMT Madeira e os 3.os classificados recebem viagens para Porto Santo, oferta da Porto Santo Line. Todos os finalistas recebem ainda uma entrada no Aquaparque de Santa Cruz e uma t-shirt alusiva à iniciativa.

A cerimónia de encerramento e entrega de prémios contará com a presença do director regional de Educação e dos executivos da Câmara Municipal de Santana e da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, e bem assim dos representantes das entidades que apoiam o projecto.