Estudos de Eletrofisiologia Cardíaca e Ablação pela primeira vez na Madeira

URGENCIAS HOSPITAL NELIO MENDONCA
O Serviço de Cardiologia do SESARAM dá início, esta quarta-feira, 13 de junho, a estudos de Eletrofisiologia Cardíaca

O Serviço de Saúde da RAM (SESARAM, E.P.E), através do Serviço de Cardiologia, dirigido pelo médico cardiologista António Drumond Freitas, inicia amanhã, dia 13 de junho, a realização de Estudos de Eletrofisiologia Cardíaca e Ablação, no Laboratório de Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção do Hospital Dr. Nélio Mendonça.

O estudo eletrofisiológico consiste na introdução de cateteres (tubos finos e flexíveis especiais) em locais específicos do coração para descobrir e estudar os defeitos no sistema elétrico do coração. A ablação tem como objetivo corrigir as arritmias.

A informação foi hoje dada a conhecer pela secretaria regional da Saúde, referindo que para a concretização destes estudos, “para além da participação do especialista em cardiologia do SESARAM, Nuno Santos (com a subespecialidade de eletrofisiologia) deslocam-se à região três especialistas de reconhecido mérito nacional e internacional nesta área, o Professor Pedro Adragão, chefe de Serviço de Cardiologia, responsável pelo Centro do Ritmo Cardíaco do Hospital da Luz e Unidade de Arritmologia e “Pacing” do Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, o cardiologista e eletrofisiologista do mesmo Hospital, Pedro Carmo, e o técnico de cardiopneumologia,  Ricardo Bernardo”.

Indica a mesma informação que através desta iniciativa, “o Serviço de Cardiologia do SESARAM pretende fomentar a partilha de conhecimentos e experiências no âmbito da Eletrofisiologia Cardíaca, especialidade que envolve o diagnóstico e o tratamento das arritmias cardíacas, num ambiente informal de normal funcionamento dos laboratórios de hemodinâmica, sendo uma mais-valia para o Serviço de Cardiologia e para os doentes da RAM, uma vez que não terão de se deslocar para fora da região para a realização destes estudos”.